O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que concede bolsas de estudo a estudantes de cursos de graduação e sequenciais de formação específica. As bolsas são oferecidas em instituições particulares de ensino a estudantes que ainda não tenham diploma de curso superior.

Para se candidatar a uma das bolsas oferecidas pelo ProUni o estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido a nota mínima exigida pelo programa. Além disso, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa para concorrer a uma bolsa integral, e de até três salários mínimos por pessoa para concorrer às bolsas de 50%.

É necessário, ainda, que o candidato satisfaça pelo menos um dos seguintes requisitos: ter cursado o Ensino Médio em uma instituição da rede pública de ensino ou como bolsista de uma instituição particular; ser pessoa com deficiência; ou ser professor da rede pública de ensino, no exercício efetivo do magistério da educação básica, e integrar o quadro de pessoal permanente da instituição pública. No caso de professor, não é necessário comprovar renda, mas as bolsas só são concedidas para os cursos de licenciatura.

Clique aqui para acessar a página oficial do ProUni.