Publicidade e Propaganda

Duração média: 4 anos

Construindo a imagem de uma marca

Por trás de cada campanha de publicidade que vemos na televisão, nas revistas, nos jornais e na internet, há o publicitário, um profissional que trabalha para apresentar produtos e serviços da melhor forma possível para o seu público, promovendo mais vendas e transmitindo uma boa imagem da marca. O publicitário cuida de todas as etapas desse processo, desde a pesquisa prévia até o estudo do impacto causado pelas suas campanhas.

Atualmente, a internet é um desafio e uma oportunidade para os publicitários. Redes sociais e websites são áreas que precisam de inovação e bons profissionais, que garantam também nesses meios a reprodução de uma boa imagem das empresas. Analistas de mídias sociais são bastante requisitados nos dias de hoje, e o desenvolvimento de campanhas com foco em todas as mídias é uma excelente área para os profissionais de Publicidade e Propaganda.

De fato, o mercado passa por um momento de transição com a incorporação de mídias digitais e dispositivos móveis. Isso muda muito a atuação do publicitário e das agências de publicidade, e é preciso saber vislumbrar oportunidades e desapegar do modo antigo de se atuar. Os profissionais defasados não sobrevivem no mercado.

Da mesma forma, as universidades precisam voltar seu ensino para essas novas mídias e novos formatos, focando principalmente no modus operandi do mundo digital – o que inclui a publicidade.

Perfil do profissional

Algumas habilidades e interesses devem ser inerentes ao profissional de Publicidade e Propaganda:

  • Ser criativo
  • Gostar de linguagens escritas e visuais
  • Ser inovador
  • Ser observador
  • Gostar de se comunicar
  • Estar atento às novas tecnologias e plataformas

Áreas de atuação

O publicitário pode trabalhar na área de Comunicação tanto de empresas públicas quanto privadas, em produtoras e agências de publicidade ou mesmo para um cliente específico (como uma grande marca, que tenha funcionários próprios para essa função). Em qualquer uma dessas empresas, ele pode trabalhar com mídia, atendimento, redação, arte, produção de eventos, etc. Além disso, o publicitário pode atuar como autônomo, desenvolvendo campanhas para diferentes empresas.

Disciplinas

Na universidade, o estudante de Publicidade e Propaganda entrará em contato com disciplinas como:

  • História da Arte
  • Mídias Sociais
  • Teorias da Comunicação
  • Estética e Culturas de Massa
  • Antropologia
  • Fotografia
  • Comportamento do Consumidor

Links úteis