Psicologia

Duração média: 5 anos

Cada vez mais multidisciplinar

A Psicologia pode ser considerada uma profissão nova no Brasil – tem apenas cerca de 50 anos. Hoje, um profissional não precisa escolher se vai trabalhar apenas com psicologia clínica, escolar ou organizacional (os três principais ramos da Psicologia). O amadurecimento da área e a estratificação do mercado abriram um leque de opções para os psicólogos.

Algumas possibilidades são: preparar pessoas para cirurgias complicadas ou ajudá-las a superar traumas; auxiliar juízes em decisões judiciais, por meio da emissão de pareceres técnicos; avaliar as condições psicológicas de indivíduos que desejam portar armas de fogo; trabalhar junto a grandes equipes profissionais de esportistas; atuar na ressocialização de pessoas que cometeram delitos; etc.

O curso tem por objeto, basicamente, o comportamento e os processos mentais dos indivíduos, e, como toda ciência, a Psicologia tem como objetivo descrever, explicar, prever e controlar seu objeto de estudo – nesse caso, a forma de agir e pensar do homem.

A Psicologia parte do princípio que o comportamento se origina de uma série de fatores distintos, e a sua resolução se dá de forma complexa. Isso quer dizer que os tratamentos podem ser longos, chegando a durar a vida toda do paciente. Mas, independente dessa complexidade, a profissão ainda está conquistando seu espaço, desmistificando alguns preconceitos e aos poucos ganhando credibilidade.

Perfil do profissional

Para ser psicólogo, algumas habilidades são fundamentais:

  • Ter interesse na expressão dos fenômenos psíquicos e comportamentais
  • Paciência para ouvir os outros
  • Dedicação aos estudos

Áreas de atuação

O curso de Psicologia se diversificou muito nos últimos anos. Além das psicologias clínica, escolar e organizacional, hoje despontam uma série de outras áreas, entre as quais se destacam a psicologia esportiva, o comportamento do consumidor e a psicologia jurídica.

Disciplinas

Em 2006, as titulações de bacharel e licenciado foram extintas. Hoje, o curso é oferecido com uma formação única, abordando diversas correntes da Psicologia.

Entre as disciplinas estão:

  • Neurologia
  • Ética profissional
  • Biopsicologia
  • Psicologia da saúde
  • Psicologia social
  • Psicomotricidade

Links úteis