Duração média: 4 anos

A arte de ensinar bem

Como ensinar uma criança a ter gosto por matemática? Ou então ajudar um professor de universidade a entender melhor seus alunos, para que ele possa explicar melhor uma matéria? E que tal participar da campanha de segurança do trabalho em uma empresa? Transformar o aprendizado em algo mais eficaz e prazeroso é o grande desafio do pedagogo.

Todo ser humano é capaz de aprender qualquer coisa, mas cada realidade exige que os assuntos sejam ensinados de forma diferenciada. Ensinar bem é investigar a realidade de um grupo de pessoas e descobrir quais as ferramentas que podem ajudar a acelerar o aprendizado.

Durante muito tempo o magistério foi o grande destino dos formados em Pedagogia, mas com a enorme produção de conteúdo das últimas décadas o profissional se tornou um coringa, pois é o mais apto a desenvolver metodologias de ensino. Os famosos cursos a distância, por exemplo, se multiplicaram, e é preciso que alguém ajude a organizar bem o conteúdo ministrado sem a presença física do professor, o que envolve uma pesquisa que só alguém com formação em Pedagogia pode fazer. É preciso conhecer o público-alvo e, a partir daí, começar a testar as práticas que podem – ou não – dar certo.

A administração de escolas também é outro espaço que combina cada vez mais com os educadores. O planejamento das disciplinas, a execução de tarefas pedagógicas em colégios e universidades, a coordenação de professores e a avaliação da educação são tarefas que o pedagogo sabe tirar de letra.

E como fazer com que o ambiente seja o mais propício possível para o aprendizado? O segredo do educador é a linguagem comum. O pedagogo é aquele que tenta desvendar as estruturas de aprendizagem das pessoas. A partir desse estudo, acha a melhor forma de fazer com que todos entendam o mesmo assunto.

A partir do momento em que alguém consegue contar aos outros o que aprendeu, a tarefa foi cumprida. O desafio é grande, mas a retribuição de ver pessoas de diferentes culturas dividindo uma mesma linguagem não tem preço.

Perfil do profissional

Para ser um bom pedagogo, algumas habilidades são essenciais:

  • Saber se fazer entender
  • Ter uma ótima comunicação
  • Ter paciência para ensinar
  • Ter calma para lidar com alunos
  • Ter dedicação para pesquisar metodologias diversas

Áreas de atuação

O mercado é amplo. Vagas em instituições públicas e privadas de ensino são as mais fáceis de encontrar. Um novo espaço que vem surgindo é o de criação de programas de educação por ONGs e movimentos sociais. Em empresas privadas, o setor de treinamento e de recursos humanos tem admitido cada vez mais profissionais dessa área. O trabalho dos pedagogos também é valorizado em editoras, que buscam profissionais para acompanhar a produção de obras didáticas.

Disciplinas

Algumas matérias abordadas nos cursos de Pedagogia são:

  • Filosofia
  • História da Educação
  • Sociologia
  • Psicologia
  • Pesquisa e Prática Pedagógica
  • Gestão escolar
  • Tecnologias da Educação

Links úteis