Oceanografia

Duração média: 5 anos

A riqueza embaixo do mar

Mares, rios, lagos e oceanos, que antes eram estudados apenas por geógrafos e engenheiros agrônomos, ganharam um curso superior específico – trata-se da Oceanografia, que foi implantada no Brasil em 1971. Mas a juventude do curso não tira a responsabilidade que o acadêmico tem pela frente. Afinal de contas, a principal função do oceanógrafo é monitorar e gerenciar projetos de conservação de áreas costeiras – uma região cada vez mais transformada pelo homem.

Com a intensificação da legislação ambiental, essas áreas costeiras, principalmente regiões portuárias, aterros e orlas marítimas, se tornaram um objeto de trabalho de alta rentabilidade para o profissional do mar. Esse fato é também um indício de que há um relativo aumento da consciência ambiental.

Trabalhar no terceiro setor (ou seja, em instituições sem fins lucrativos e não governamentais que tem como objetivo prestar serviços de caráter público) vem se tornando uma ótima opção para o oceanógrafo. Em muitas organizações o clima é bastante descontraído e a ideologia pela preservação do ambiente é a regra.

Nessas instituições há emprego no gerenciamento de projetos e no desenvolvimento de programas de educação ambiental – mais um indício de que o mercado está preocupado em realizar as atividades econômicas de forma sustentável. Para quem ainda está na universidade projetos como Tamar, Baleia Jubarte e Peixe-Boi costumam abrir vagas para estágio, o que pode representar uma importante experiência para a carreira.

Perfil do profissional

Para ser um oceanógrafo, alguns requisitos necessários são:

  • Gostar muito do mar
  • Ter espírito aventureiro
  • Ter disponibilidade para passar dias fora de casa
  • Ter curiosidade pelos mistérios do oceano

Áreas de atuação

Consultoria empresarial, terceiro setor e projetos de conservação da biodiversidade. Recentemente, o setor público tem aberto vagas por meio de concurso público, principalmente na Petrobras e em prefeituras de cidades litorâneas.

Disciplinas

O curso de Oceanografia contempla muitas disciplinas derivadas das seguintes áreas:

  • Oceanografia biológica
  • Oceanografia física
  • Oceanografia geológica
  • Oceanografia química

Links úteis