Duração média: 4 anos

Pra quem quiser mergulhar na História

A palavra história significa, em grego, “conhecimento que vem da investigação”. Essa pesquisa tem como motivação o interesse do homem em entender suas origens e em registrar fatos e informações, o que torna a História uma das ciências mais tradicionais e transcendentes. Afinal, um historiador tem o compromisso desafiador de estudar o homem e sua ação no tempo e no espaço, sem perder de vista os eventos que o levaram a construir sua cultura – o que é essencial para várias áreas do conhecimento.

Gostar de estudar história é um requisito para as disciplinas humanas, e vários cursos que tem uma alta carga de história nas suas disciplinas podem ser interessantes: Direito, Jornalismo ou Economia, por exemplo. Para saber se a História em si é a opção de faculdade, é preciso saber se você gosta de se aprofundar em contextos, envolver essas várias áreas das humanas e, principalmente, focar em descobertas de eventos já consolidados (Grécia Antiga, as Guerras Mundiais ou a formação da cultura em uma região, por exemplo).

Há quem diga que o dia-a-dia do historiador é, basicamente, pesquisar documentos. Claro que há uma série de outras atividades envolvidas, mas independente da área que o historiador atua, a matéria-prima a ser analisada são manuscritos, gravações, jornais, fotos, filmes e objetos. Além de levantar esses elementos, há um trabalho importante de classificação, hoje bastante facilitado pelo uso de novas tecnologias, mas que precisa de um historiador para que haja coerência na ordem e na análise do material recolhido.

Perfil do profissional de História

O historiador não se satisfaz com apenas com o levantamento das versões dos fatos. Ele se aprofunda, levanta contradições e aponta as novas pesquisas que precisam ser feitas. Por mais que haja uma preocupação em chegar a análises conclusivas sobre eventos, o trabalho do historiador sempre levanta brechas e recomeça. Por isso, se você pensa em seguir a carreira na licenciatura ou no bacharelado, avalie se você tem:

  • Gosto incansável por descobrir fatos
  • Vontade de narrar histórias, antigas ou recentes
  • Empenho em organizar e catalogar
  • Interesse por política e economia

Áreas de atuação

A História, assim como outras disciplinas que entram na grade do ensino médio, tem duas opções tradicionais: bacharel e licenciatura. Para a licenciatura, que especializa o profissional em ensinar história, maioria das vagas está em escolas públicas, e principalmente em municípios menores das regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste, com carência de licenciados.

O bacharelado tem as opções mais variadas. Um dos melhores empregadores são as instituições que necessitam de políticas de preservação de patrimônio, como museus e outros órgãos do governo. Nesses locais, o historiador organiza acervos, presta consultoria e faz pesquisa documental.

Há um novo mercado surgindo, relacionado à produção audiovisual, por conta de uma lei que obriga a exibição de conteúdos nacionais em redes de TV fechadas. Por conta disso, o trabalho com pesquisa e produção de roteiros para documentários cresceu muito.

Disciplinas

A maioria das universidades tem curso de licenciatura, com foco em disciplinas de pedagogia. Uma matéria bastante interessante, que aparece também nos bacharelados, é a Teoria da História, que busca entender como se forma o conhecimento histórico. Além dos estudos sobre a história da humanidade, há um foco em História do Brasil e da América. Algumas das disciplinas que você vai encontrar são:

  • Pré-história Geral
  • História Antiga
  • Teoria e Metodologia de História
  • Antropologia
  • Sociologia
  • Arqueologia
  • História da América
  • História do Brasil
  • História Contemporânea
  • Sociologia

Links úteis