Duração média: 4 anos

Ser um pensador contínuo

O filósofo é um pensador que investiga a essência da natureza e do universo por meio da análise do homem e dos fatos. A prática ganhou forma na Grécia Antiga, quando pensadores como Aristóteles ajudaram a fundar a base da cultura ocidental. Desde então a Filosofia vem sendo o exercício, praticado em todas as ciências, de tentar compreender o homem e sua razão de ser durante a vida.

Essa ideia parece abrangente demais, certo? Pois a Filosofia é exatamente isso. É, como muitos filósofos apontam, a ciência das ciências, e tange todos os tipos de conhecimento. Faculdades como Direito e Psicologia têm várias cadeiras de Filosofia, por exemplo. As aulas ajudam na reflexão de questões éticas, morais e políticas na profissão que se vai exercer.

Nos dias atuais, a Filosofia vem ganhando importância nas salas de aula, seja no ensino médio, em graduações ou pós-graduações. Os profissionais são procurados principalmente para ensinar a História da Filosofia, passando pela Grécia, os pensadores da Idade Média, o Iluminismo e o período contemporâneo. E o simples ensino da evolução do pensamento já capacita o homem a discutir as questões metafísicas com as quais nos deparamos todos os dias.

Perfil do profissional

A Filosofia não é restrita. Não é preciso ter características específicas para se fazer o curso. Muitos, inclusive, optam como uma segunda faculdade, complementando a formação. No entanto, há algumas práticas que você precisa levar a cabo caso queira fazer um bom curso e aproveitar do melhor jeito. São elas:

  • Ler muito
  • Estudar muito
  • Participar de discussões, buscando os mais variados argumentos
  • Produzir conhecimento, como artigos, textos e palestras

Área de atuação

Muitos têm a impressão de que o filósofo tem poucas possibilidades. A verdade é que com a especialização contínua do trabalho na era moderna, a Filosofia tornou-se um ponto de encontro entre as tantas áreas de conhecimento que foram criadas. Muitas instituições científicas, artísticas e culturais procuram filósofos para aconselhamento e consultoria, por exemplo. Há também projetos educacionais de escolas e empresas procurando filósofos para trazer conteúdo de profundidade aos alunos e colaboradores.

O ensino médio foi outro campo que cresceu vertiginosamente nos últimos anos. Desde 2008, cerca de 23 mil novas vagas foram criadas em vários colégios do país por conta de uma determinação do Conselho Nacional de Educação, que obrigou a oferta da disciplina. Lecionar pode ser uma experiência interessante, já que o professor precisa provocar o aluno a pensar sobre questões cotidianas sem abrir mão da sensibilidade – o que pode marcar muito a experiência de aprendizado do estudante.

Disciplinas

Como a maioria dos cursos que tratam de uma matéria ensinada no ensino médio, a faculdade é dividida entre bacharelado e licenciatura. A primeira se aprofunda em disciplinas relacionadas à pesquisa, e a segunda também foca em temas pedagógicos. Em ambas, você irá encontrar as seguintes cadeiras:

  • História da Filosofia Grega
  • Lógica
  • Teoria do Conhecimento
  • Metafísica
  • Ética
  • Filosofia Política
  • Análise de Textos Filosóficos

Links interessantes: