Duração média: 5 anos
O profissional da energia
O engenheiro eletricista cuida da implantação e manutenção de projetos ligados à geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Ele trabalha com aplicações de eletricidade, eletromagnetismo e eletrônica. No Brasil, alguns cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica são tratados como indistintos, mas existem algumas diferenças entre eles. Outros cursos se definem como Engenharia Elétrica e Eletrônica, preparando o profissional para atuar em ambas as áreas.
Na Engenharia Elétrica, o profissional atua basicamente com energia, elaborando projetos e plantas para a sua geração, transmissão e distribuição. Ele orienta a instalação e o funcionamento de usinas e equipamentos elétricos. Já o profissional de Engenharia Eletrônica atua com equipamentos eletrônicos, sistemas de medição e controle, automação e controle de máquinas, sistemas digitais, hardwares de computadores, sistemas de telecomunicações, etc.
A demanda por profissionais de Engenharia Elétrica é bastante alta, principalmente quando há expansão da infraestrutura das cidades com projetos que necessitem de um sistema de energia elétrica. É o que acontece, por exemplo, na ampliação das vias de metrô e dos sistemas de telecomunicações, entre outros.
Perfil do profissional
Alguns requisitos básicos para profissionais de Engenharia Elétrica são:
- Gostar de cálculos
- Ter interesse pela área da física
- Ter concentração para os estudos
- Ter afinidade com equipamentos elétricos
- Saber trabalhar em equipe
Áreas de atuação
O engenheiro eletricista atua principalmente em indústrias e empresas que produzem energia, ou que fabricam ou utilizam sistemas de automação e equipamentos elétricos. Alguns exemplos são: construtoras, fabricantes de aparelhos eletrônicos, empresas de telecomunicações, indústrias com linhas de montagem, fábricas de celulares, fábricas de motores e geradores, empresas públicas e privadas de energia, entre outras. Além disso, são os engenheiros eletricistas que desenvolvem os projetos elétricos residenciais, ou seja, que organizam toda a rede pela qual será distribuída a energia dentro do imóvel.
Disciplinas
Algumas disciplinas oferecidas no curso de Engenharia Elétrica são:
- Eletricidade básica
- Cálculo
- Geometria
- Física
- Computação científica
- Desenho técnico
- Álgebra
- Circuitos
- Eletromagnetismo
Links úteis
- Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)
- Associação Brasileira de Companhias de Energia Elétrica
- Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres
- Ministério de Minas e Energia
- Empresa de Pesquisa Energética
- Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas de São Paulo (ABEE-SP)