Duração média: 4 anos
Incentivar atividades físicas para a promoção da saúde
A atuação do profissional de Educação Física está diretamente ligada à saúde da sociedade. Isso porque ele trabalha com a ideia de que a prática de atividades físicas regulares é importante para a manutenção da saúde e a melhoria da qualidade de vida.
As universidades brasileiras oferecem dois tipos de curso de Educação Física: Licenciatura e Bacharelado. Enquanto o curso de Licenciatura em Educação Física forma um profissional apto a exercer a docência desse componente curricular nos ensinos médio, fundamental e superior, o curso de Bacharelado torna o graduado capacitado a atuar com o treinamento físico e a prática esportiva em si, ou seja, a trabalhar em academias, clubes, etc. Em ambos os casos o profissional exerce sua função oportunizando a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas, sempre relacionando essa prática à saúde de seus alunos/clientes.
Muita gente confunde a Educação Física com a prática de esportes, mas ela vai muito além disso. Enquanto os esportes são atividades de competição, com regras a serem seguidas, a Educação Física envolve um conjunto de atividades físicas planejadas (incluindo os esportes) que exploram a capacidade física para melhorar o condicionamento físico e a saúde em geral dos praticantes. O educador físico, para ser ainda mais eficiente em seu trabalho, pode atuar em parceria com diversos profissionais, como fisioterapeutas e nutricionistas, por exemplo.
Atualmente as pessoas têm apresentado uma melhor consciência corporal e estão cada vez mais buscando profissionais que lhes auxiliem na inserção de exercícios físicos no seu dia a dia. Portanto, a demanda por educadores físicos é constante, tanto em empresas, academias, clubes, etc., como em caráter particular, na função de personal trainer. Como as escolas precisam ter a disciplina de Educação Física em suas grades curriculares, o profissional licenciado também é bastante demandado.
Perfil do profissional de Educação Física
Para obter uma carreira bem-sucedida, o profissional de Educação Física precisa ter as seguintes características:
- Ser praticante de atividades físicas
- Gostar de levar uma vida saudável
- Ser comunicativo
- Saber lidar com pessoas
Áreas de atuação
O educador físico pode atuar como personal trainer, técnico esportivo, recreacionista, fisiologista do exercício ou preparador físico em academias, clubes, centros esportivos, empresas, hotéis, condomínios e outros espaços de realização de atividades físicas. Além disso, ele pode lecionar em escolas, se tiver a graduação de licenciatura.
Disciplinas
O estudante de Educação Física cursará disciplinas como:
- Anatomia
- Ginástica
- Desporto coletivo
- Dança
- Jogo
- Promoção da saúde
- Educação Física inclusiva
- Primeiros socorros