Arquivologia

Duração média: 3 anos

Organizando a História

A história de qualquer instituição está diretamente relacionada a seus arquivos, desde documentos contratuais até rótulos de produtos, logomarcas, fotografias, atas, etc., sejam eles físicos ou digitais. A Arquivologia estuda a organização, a restauração e a manutenção de tudo o que conserva a memória de uma organização pública ou privada.

Atualmente existem muitas tecnologias para restauração e organização de arquivos, e os cursos que estiverem atualizados com essas ferramentas formarão os melhores profissionais. De fato, a Arquivologia hoje dispõe de técnicas de gestão de documentos eletrônicos, além de tecnologias para sua preservação e conservação, como microfilmagem, digitalização e convergência de mídias, o que tem facilitado bastante o trabalho do arquivista.

Os órgãos públicos em geral, sejam eles de âmbito municipal, estadual ou federal, sempre possuem um setor responsável pela memória da instituição, e por isso a demanda por profissionais dessa área é constante. As empresas privadas também têm buscado manter um centro de memória, no qual armazenam seus documentos históricos, motivo pelo qual a demanda por profissionais de Arquivologia vem crescendo também no âmbito privado.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre as diferenças entre a Biblioteconomia e a Arquivologia. De um modo bem simples, pode-se dizer que a Biblioteconomia atua com a categorização de livros, revistas e teses, enquanto a Arquivologia lida com documentos impressos, sons, documentos virtuais e qualquer outro tipo de arquivo relacionado à história de determinada pessoa jurídica, organizando-os de modo a facilitar a pesquisa e o acesso direto, se necessário. Além disso, a organização de livros é regida por padrões internacionais, enquanto a de arquivos depende de cada instituição.

Perfil do profissional

Um profissional de Arquivologia precisa ter algumas características, como:

  • Gostar muito de organização
  • Ter interesse pela História e memória das instituições
  • Ser muito concentrado
  • Gostar de trabalhar com pesquisa

Áreas de atuação

Os profissionais de Arquivologia podem atuar em qualquer organização que precise ou tenha interesse em manter suas memórias. Além de empresas privadas e órgãos públicos, é comum vermos profissionais dessa área atuando em fundações, ONGs, museus, universidades e arquivos históricos.

Cumpre destacar que a função do arquivista não se resume a arquivar documentos. Trata-se, na verdade, de uma atribuição muito mais ampla, consistente em organizar todo o acervo da instituição de modo a facilitar a consulta e o manuseio da documentação, além de realizar uma seleção para evitar a guarda de documentos sem importância. Cabe também ao profissional de Arquivologia realizar um trabalho preventivo, a fim de evitar a deterioração de documentos importantes, bem como efetuar a restauração daqueles que já tiverem sofrido algum prejuízo.

Disciplinas

Na universidade, o estudante de Arquivologia irá se deparar com as seguintes disciplinas, entre outras:

  • Administração
  • História e Memória
  • Tecnologia da Informação
  • Gestão Organizacional
  • Organização e Métodos
  • Avaliação de Documentos
  • Gerenciamento de Banco de Dados

Links úteis