Duração média: 3 anos
Organizando a História
A história de qualquer instituição está diretamente relacionada a seus arquivos, desde documentos contratuais até rótulos de produtos, logomarcas, fotografias, atas, etc., sejam eles físicos ou digitais. A Arquivologia estuda a organização, a restauração e a manutenção de tudo o que conserva a memória de uma organização pública ou privada.
Atualmente existem muitas tecnologias para restauração e organização de arquivos, e os cursos que estiverem atualizados com essas ferramentas formarão os melhores profissionais. De fato, a Arquivologia hoje dispõe de técnicas de gestão de documentos eletrônicos, além de tecnologias para sua preservação e conservação, como microfilmagem, digitalização e convergência de mídias, o que tem facilitado bastante o trabalho do arquivista.
Os órgãos públicos em geral, sejam eles de âmbito municipal, estadual ou federal, sempre possuem um setor responsável pela memória da instituição, e por isso a demanda por profissionais dessa área é constante. As empresas privadas também têm buscado manter um centro de memória, no qual armazenam seus documentos históricos, motivo pelo qual a demanda por profissionais de Arquivologia vem crescendo também no âmbito privado.
Muitas pessoas têm dúvidas sobre as diferenças entre a Biblioteconomia e a Arquivologia. De um modo bem simples, pode-se dizer que a Biblioteconomia atua com a categorização de livros, revistas e teses, enquanto a Arquivologia lida com documentos impressos, sons, documentos virtuais e qualquer outro tipo de arquivo relacionado à história de determinada pessoa jurídica, organizando-os de modo a facilitar a pesquisa e o acesso direto, se necessário. Além disso, a organização de livros é regida por padrões internacionais, enquanto a de arquivos depende de cada instituição.
Perfil do profissional
Um profissional de Arquivologia precisa ter algumas características, como:
- Gostar muito de organização
- Ter interesse pela História e memória das instituições
- Ser muito concentrado
- Gostar de trabalhar com pesquisa
Áreas de atuação
Os profissionais de Arquivologia podem atuar em qualquer organização que precise ou tenha interesse em manter suas memórias. Além de empresas privadas e órgãos públicos, é comum vermos profissionais dessa área atuando em fundações, ONGs, museus, universidades e arquivos históricos.
Cumpre destacar que a função do arquivista não se resume a arquivar documentos. Trata-se, na verdade, de uma atribuição muito mais ampla, consistente em organizar todo o acervo da instituição de modo a facilitar a consulta e o manuseio da documentação, além de realizar uma seleção para evitar a guarda de documentos sem importância. Cabe também ao profissional de Arquivologia realizar um trabalho preventivo, a fim de evitar a deterioração de documentos importantes, bem como efetuar a restauração daqueles que já tiverem sofrido algum prejuízo.
Disciplinas
Na universidade, o estudante de Arquivologia irá se deparar com as seguintes disciplinas, entre outras:
- Administração
- História e Memória
- Tecnologia da Informação
- Gestão Organizacional
- Organização e Métodos
- Avaliação de Documentos
- Gerenciamento de Banco de Dados