Duração média: 5 anos
Soluções para todos os espaços
O arquiteto é o profissional que projeta e organiza espaços para abrigar determinadas atividades humanas (desde um pequeno espaço residencial até imponentes obras comerciais), escolhe o material que será utilizado e faz até a decoração do espaço já construído. A maioria dos cursos de Arquitetura inclui em sua grade curricular o estudo do Urbanismo, que tem por objeto a organização de espaços maiores, como bairros ou até mesmo cidades. Pode-se dizer, assim, que o arquiteto urbanista é o profissional que estuda o fenômeno urbano em sua dimensão espacial e propõe soluções para construções em todos os espaços.
Muitas vezes a profissão do arquiteto urbanista e a do engenheiro civil se confundem, já que ambos utilizam construções para modificar o ambiente. A principal diferença, porém, é que o arquiteto tem um olhar mais detalhado, projetando e organizando espaços de acordo com a sua funcionalidade, o conforto, a estética, etc.; enquanto o engenheiro civil está mais voltado à execução da obra, notadamente às questões de infraestrutura.
O mercado de trabalho do arquiteto urbanista está intimamente ligado ao desenvolvimento econômico de cada região. No Brasil, nos anos 70, a principal área de atuação eram as obras públicas. Já na década de 90 o mercado migrou para a construção de edifícios para grandes corporações, e hoje está mesclado entre três principais nichos: conservação de prédios históricos, arquitetura de interiores e habitações sociais. De fato, com a elevação do poder de consumo das classes C e D e os programas governamentais de habitações sociais, a demanda por arquitetos aumentou muito nesse setor.
Perfil do profissional
Um bom arquiteto precisará de algumas qualidades profissionais:
- Responsabilidade
- Criatividade
- Atenção aos detalhes
- Disciplina
- Dedicação
- Senso estético
- Comunicação
Áreas de atuação
Tendo em vista que a formação acadêmica, em regra, abrange tanto o estudo da Arquitetura quanto o estudo do Urbanismo, o profissional dessa área pode trabalhar em diversas escalas, que vão de um simples projeto de um cômodo residencial até o planejamento regional e urbano de planos diretores e loteamentos, passando por projeto e construção de grandes edificações e espaços abertos, como praças e parques. Os mais detalhistas e atentos à decoração podem se dedicar também ao paisagismo ou ao design de interiores.
Disciplinas
Os cursos de Arquitetura e Urbanismo abordam os seguintes temas, entre outros:
- Projeto
- Urbanismo e Paisagismo
- História da Arte
- Tecnologia
- Sociologia
- Desenho