Confira as dicas para a prova de Literatura do Enem

A prova de linguagens, assim como a estrutura de todo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), reúne diversas áreas do conhecimento como as artes (cênicas, plásticas, musicais) e a língua estrangeira. E a Literatura é parte importante neste contexto: segundo a professora Zaira Dirani, ela é tambem uma arte que recria o real de acordo com o contexto histórico e cultural.

Vamos ver a dica para se sair bem em Literatura no Enem?

Segundo a professora Zaira, é importante ficar atento à competência 5 do Enem, que trabalha a interpretação dos textos literários considerando os fatores que levaram àquela produção: contextos histórico, político, social, além de características específicas do autor.

Não adianta entrar na decoreba!

O Enem não cobra memorização de datas nem de autores.

Os participantes também deve estar atentos para a competência 6 do Enem, que analisa a parte estrutural do texto literário. Segundo Zaira, essa parte é onde são cobradas as funções de linguagem, a versificação, figuras de linguagem e a análise dos gêneros literários.

Preste atenção aos gêneros!

Além do poema, conto, crônica e romance, o Enem, segundo a professora, traz também tirinhas, charges, piadas e textos instrucionais.

Não se esqueça que as questões do Enem são multidisciplinares! Portanto, podem aparecer em meio à literatura reflexões de história, filosofia, sociologia, entre outras áreas do conhecimento.

Fonte: Agência Brasil