As melhores universidades do Brasil

Saiu esta semana o ranking QS World 2016, que aponta quais são as melhores universidades do mundo. Mais uma vez a USP (Universidade de São Paulo) foi a melhor entre as instituições do Brasil, ficando na posição 120. Pela quinta vez consecutiva, o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets), dos EUA, ficou com a primeira posição. Ela é seguida pelas também americanas Stanford e Harvard.

> Saiba mais sobre o vestibular da USP

A lista é baseada na análise dos níveis de ensino, empregabilidade, pesquisa e internacionalização. A publicação leva em conta seis critérios nessa avaliação: reputação acadêmica, reputação do empregador, relação entre corpo docente e estudante, citações por docente, estudantes internacionais e docentes internacionais. Os indicadores que fizeram a USP subir de posição, passando da 143ª em 2015 para a 120º neste ano, foram os de “reputação acadêmica” e “reputação do empregador”.

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) ficou em segundo lugar entre as brasileiras, em 191º lugar. Na sequência está a UFRJ (Federal do Rio de Janeiro), em 321º.

Quer saber mais sobre o raunking? Recomendamos esta matéria da Folha de S.Paulo.