As 5 melhores profissões do ano

A escolha da profissão é uma das tarefas mais difíceis do vestibulando. A pessoa precisa identificar a área que vai trazer maior satisfação sem perder de vista as perspectivas do mercado de trabalho para aquela carreira.

Para ajudar as pessoas que estão buscando uma formação específica para o mercado de trabalho, todo ano o site norte-americano CareerCast.com publica uma pesquisa em que mostra quais são as melhores e as piores profissões do ano. O relatório leva em consideração o ambiente de trabalho, a renda, o estresse e as perspectivas de contratação.

Apesar de ser uma análise restrita ao mercado norte-americano, a pesquisa pode ser muito útil para quem ainda não decidiu qual carreira seguir. Os Estados Unidos, por serem uma potência econômica, têm tradição em criar vagas que acabam dominando o mercado internacional nos anos seguintes.

No relatório de 2015 da CarrerCast.com, as cinco melhores profissões de 2015 são:

1) Atuário
Provavelmente você nunca ouviu falar sobre essa profissão, mas já vai entender por que ela é considerada a melhor do ano. Os atuários são os especialistas em cálculo de riscos no mercado financeiro. Ou seja, eles identificam onde os investidores devem aplicar seu dinheiro para que tenham o melhor retorno possível, sendo extremamente valiosos para as empresas.

Quem se forma em ciências atuariais tem forte especialização em matemática e estatística. No Brasil poucas instituições oferecem o curso. Os melhores ficam na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

2) Audiologista
Dentro da fonoaudiologia e da medicina há uma área que ganha destaque no mundo. A audiologia tem uma excelente perspectiva por se tratar de um setor com grande demanda e pouca oferta. Isso ocorre no Brasil também, onde o número de audiologistas é muito abaixo da média necessária para tratar os problemas de audição da população.

3) Matemático
Não é só na sala de aula que o matemático é requisitado. A capacidade da análise de dados e de previsão de resultados tornam-no essencial para as empresas melhorarem suas decisões de negócio. Na tecnologia, o matemático é parceiro fiel dos desenvolvedores, que precisam de cálculos precisos para desenvolver os melhores softwares.

4) Estatístico
Os mesmos motivos pelos quais o atuário e o matemático têm boas perspectivas para os próximos anos são os que fazem da carreira de estatístico uma das melhores do ano.

5) Biomédico
A Biomedicina, também conhecida como Engenharia Biomédica, deu seus primeiros passos e já se mostrou extremamente promissora. Ela tem sido responsável por grandes avanços na área da saúde dos últimos anos.

Para ver a lista completa dos melhores cursos, clique aqui. Os textos estão em inglês.