Você sabe como começar uma redação? Confira 5 técnicas infalíveis

Tanto nas provas do Enem como em concursos públicos, a redação é um fator decisivo para a aprovação. Dentro deste contexto, surge outra dúvida que é quase unanimidade entre os estudantes: como começar uma redação — ou seja, arrasar na introdução?

Para que a redação seja bem avaliada, é necessário, de início, que ela tenha uma estrutura com introdução, desenvolvimento e conclusão. Cada um desses pontos devem desempenhar o papel que possuem. Se o começo do texto é bom e convidativo, maiores são as chances do leitor ir adiante com a leitura.

Correção de Redação +
Curso Completo

Assine o pacote Anual por 12x R$ 9,90 e ganhe duas correções de redação por mês!

Experimentar 7 dias

 

Se você está perdido e não sabe como introduzir suas ideais, não se preocupe: trazemos, neste post, 5 técnicas simples para você iniciar sua redação. Confira!

1. Seja simples e objetivo

Todo o texto gira em torno do seu início. Nele, você apresenta o argumento principal do tema, dando ao leitor uma ideia geral do que ele vai encontrar adiante. No entanto, isso não significa que você deve teorizar muito.

Vá direto ao ponto. Quanto mais simples e objetiva for sua fala, melhor. Normalmente, a introdução ideal para uma redação de Enem ou vestibular (que geralmente tem limite de 30 linhas) possui entre 4 e 6 linhas. Isso é suficiente para apresentar suas ideais e partir para o desenvolvimento. Para deixá sua introdução ainda melhor, evite palavras difíceis e repetidas.

Lembre-se de que o leitor deve terminar de ler as primeiras linhas e se sentir inspirado para continuar. Capriche, mas com simplicidade!

2. Faça indagações sobre o tema

Para ser interessante, uma introdução deve chamar a atenção de quem está lendo. Fazer perguntas é uma das formas utilizadas para deixar o leitor intrigado, curioso e interessado.

>> Enem: conheça os critérios para a correção da redação

Você pode usar esta técnica, mas tenha cuidado para não exagerar na dose. Mais do que duas perguntas já deixa o texto cansativo e parecendo sem foco.

Lembre-se também de que essas indagações não servem apenas para instigar o leitor. Elas devem ser respondidas ao longo do texto para que a redação fique coerente e não fuja do tema.

Plano de Estudos para o Enem 2019

Saiba o que estudar a cada semana em uma agenda organizada e fácil de usar. Mais fácil que isso, só a agenda do tempo de colégio 😉

Veja o cronograma!

3. Deixe claro seu ponto de vista

É comum o autor mostrar seu ponto de vista logo nas primeiras linhas. Essas frases servem para antecipar ao leitor os argumentos que serão apresentados ao longo do conteúdo. Apresente ideais sólidas e evite comparações, principalmente com princípios que representam o senso comum.

Geralmente, a quantidade de argumentos presentes nas primeiras linhas correspondem ao número de parágrafos que fazem parte do desenvolvimento.

4. Cite dados estatísticos

Você também pode apresentar citações de personalidades relevantes e dados estatísticos sobre o assunto para situar o leitor na realidade e tornar a escrita segura e embasada em informações fatídicas. Entretanto, lembre-se de, se possível, citar as referências para dar credibilidade e autoridade ao texto.

Na hora de citar outras pessoas, lembre-se de usar as aspas. Se a frase não é sua, o texto deve evidenciar isso, para não dar a impressão de que você “roubou” (plagiou) a ideia de outro(a) autor(a).

Não é assinante?

Estude com a gente!

5. Evite gírias e clichês

Não use gírias, clichês, chavões e ditados para embasar suas ideais. Além de serem mal vistos pelos corretores, podem empobrecer o conteúdo da sua redação. Evite também palavras que não fazem parte do seu vocabulário, pois você pode se embaralhar com o significado, por exemplo.

Essa dica também se aplica à contextualização de ideias. Essa técnica enriquece a obra, mas só deve ser empregada se houver segurança a respeito da veracidade das informações. Não adianta falar em Kant ou Pitágoras se a ideia deles não encaixar no que você está falando.

Como você pode notar, começar uma redação não é tão difícil como parece. Basta seguir as dicas que apresentamos e praticar muito para estar preparado no grande dia!

Gostou das nossas orientações e quer mostrar aos seus amigos? Então compartilhe este post agora mesmo nas suas redes sociais! Além do blog, a gente também está no Facebook e no Instagram 😉

Assine nosso Curso Completo

Opções de pagamento no cartão de crédito ou no boleto, em até 12x! Experimentar 7 dias