Videoaulão da UFRGS: O que assistir antes de cada prova

Mais de 30 mil vestibulandos vão enfrentar uma das maratonas de prova mais difíceis do Brasil: o vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para te ajudar a conseguir a tão sonhada vaga na maior Universidade Federal gaúcha, o Vestibular.com.br preparou um presente!

Juntamos as aulas com os assuntos mais recorrentes na prova. Elas estão organizadas por disciplina logo abaixo, é só rolar o post. Assiste aos vídeos e aproveita para revisar o que for preciso 😉

 
PUBLICIDADE


 

Ah, e uma ótima notícia: estamos com uma promoção, e as assinaturas estão com acesso grátis por 7 dias!

Confira as aulas para revisão da UFRGS

Geografia

Na Geografia da UFRGS, você tem dois pontos a seu favor: um deles é o grande uso de gráficos, que ajuda a ter a resposta na própria questão – especialmente as focadas na geofísica do Estado. O outro jogador no seu time é o foco nos temas básicos, como fusos horários e tipos de solo – não esqueça a questão ambiental aqui! Dado que o Rio Grande do Sul tem um dos maiores centros urbanos do país, é bom dar uma revisada também nas migrações populacionais.

Em anos anteriores, a prova de Geografia da UFRGS já puxou bastante as questões que relacionam economia e populações. Por isso, vale uma revisão sobre o tema da agropecuária, muito forte no Estado (e no Brasil em geral). Lembre-se dos pampas, do charque, do arroz e do fumo, por exemplo. E revise também os aspectos relativos à urbanização e às questões sociais que advêm desse processo.

marcelo-agropecuaria

Biologia

Evolução dos seres vivos é um dos temas que quase sempre aparecem. É comum que venha relacionado a questões de Ecologia. São grandes áreas para ficar ligado. Não esqueça: se aparecer um cladograma (aquela “árvore” com listas de espécies), pense no que cada “galho” tem em comum e de diferente do ponto de vista evolutivo. Botânica, especialmente a parte de reprodução, é outra grande área de interesse da UFRGS.

Não se deixe enganar pelo fato de que a Botânica aparece tanto na UFRGS: a Fisiologia Humana também soma muitas questões. E não esqueça da Genética, especialmente das heranças ligadas ao sexo. E no meio de tudo isso, divisão celular e funções das organelas citoplasmáticas, dentro da Citologia, são um conhecimento básico essencial.

villa-sexo-heranca

Português

Seguindo a tendência, a UFRGS cobra muito interpretação de texto. Mas a prova também foca bastante em questões de gramática padrão. Além da concordância verbal, a crase é uma queridinha – afinal, os dois conteúdos estão diretamente relacionados. Fique ligado também na pontuação, porque a UFRGS adora inverter a ordem das frases para saber onde vão as vírgulas, por exemplo. E mais uma coisa: nos últimos anos, a variação linguística tem aparecido cada vez mais.

Já falamos sobre a regência verbal e sua recorrência na prova da UFRGS, mas note que para escrever um bom texto, que seja compreensível para quem o lê, é importante também ter domínio dos conectivos ou nexos – e isso conta muito na avaliação da Redação também. Preposições e conjunções trocam de lugar e mudam entre si nas questões, para saber se você realmente entende o que elas significam nas frases dadas como exemplo. Na mesma linha, é possível que apareça uma questão de classificação de períodos compostos, ou seja, orações subordinadas e coordenadas.

aula-pitta-oracao-substantiva

Química

É claro que a prova da UFRGS não cobra só química orgânica. Dentro da inorgânica, é essencial entender a polaridade e a geometria moleculares, intimamente relacionadas, e sua relação com as propriedades dos elementos e dos compostos. E falando em compostos: saber montar as equações e, em especial, entender como se dá o equilíbrio químico, costuma ser um dos objetivos da prova de Química da UFRGS.

lenine-polaridade

História

No escopo de História Geral, vale reforçar bem as questões relativas à Idade Média, especialmente em sua fase de crise. Cruzadas e grandes navegações também são fortes candidatas, já que influenciaram a História do Brasil. Revoluções Francesa e Industrial completam a lista das figurinhas marcadas.

A prova é bem abrangente, equilibradamente dividida entre questões de História Geral, História do Brasil e História recente (mundial e nacional). As revoltas de cada período histórico brasileiro marcam presença forte, então vale revisar a origem (se popular ou de elite) delas em cada local e o ano de ocorrência – em termos de Rio Grande do Sul, a Guerra dos Farrapos (Brasil Império) tem que estar na ponta da língua. A República Velha é uma das favoritas para a prova, assim como as questões relacionadas à Era Vargas (ele era gaúcho) e à Ditadura Militar.

Física

Antes de falar em conteúdo, lembre-se: a Universidade Federal do Rio Grande do Sul não oferece formulário, mas é porque na maioria das questões é mais importante que o aluno saiba o conceito. Então não se fala mais nisso: entenda o básico antes de querer partir para contas, ok? A Termologia é uma favorita, e em geral aparece relacionada a trocas de calor ou gases ideais. Em Hidrostática, a dica é entender como funciona o empuxo – e lembrar-se do “É devagar“!

leis-troca-calor-regis

A UFRGS gosta de cobrar, em Eletrodinâmica, os circuitos e a relação entre força elétrica e campo elétrico. Não esqueça também do efeito fotoelétrico em relação à Física Moderna. E vai estar lá, pode anotar: Óptica Geométrica. Seja com espelhos ou lentes curvos, é um conteúdo que a prova não deixa passar despercebido.

aula-espelhos-esfericos-i

 Matemática

Pode anotar aí que não tem erro: ao menos uma questão de probabilidade estará na prova. E não se engane, matemática básica, como problemas com exponenciação, são bem recorrentes também. Vale ficar ligado nos gráficos, especialmente os das funções, e mais especialmente ainda os conceitos de ponto, reta e parábola.

Um diferencial da UFRGS em relação a alguns outros vestibulares é que a trigonometria aparece, sim. Por isso, vale revisar os conceitos de seno e cosseno, bem como as relações trigonométricas básicas. Não por acaso, semelhança de triângulos é um tema que também marca presença frequente na prova. Ah, e não esqueça dos logaritmos, dando atenção especial às bases e às equações logarítmicas.

4. Química

Química orgânica. Essa é a primeira dica, porque não são poucas as questões que envolvem o tema. Mesmo se não diretamente relacionadas, elas demandam que o aluno no mínimo saiba identificar um composto orgânico e perceber se tem ou não relação com o que diz o enunciado. Por isso, foco nas funções orgânicas e em suas implicações interdisciplinares. Por causa da poluição e da atividade industrial do ponto de vista econômico, é bom revisar os tópicos relacionados ao Petróleo e os compostos orgânicos.

Assine nosso Curso Completo

Opções de pagamento no cartão de crédito ou no boleto, em até 12x! Experimentar 7 dias