Entenda por que você precisa de uma boa noite de sono

Para que os estudos rendam, é essencial ter uma boa noite de sono. Qualquer um que tenha se aventurado a dormir poucas horas, ou até a virar a noite, sabe que o dia seguinte dificilmente será produtivo. Há uma tendência entre os brasileiros de dormir cada vez menos. Esta matéria da revista Super Interessante mostra que, dos anos 1990 para cá, reduzimos em até 1h30 o descanso noturno.

Os estudos sobre as consequências da privação do sono têm se intensificado nos últimos anos, e alguns dos principais problemas listados por especialistas são perda de memória, bloqueio criativo, ansiedade, descontrole emocional e perda de concentração – fatores decisivos para quem está na estudando para o Enem ou para provas de vestibulares.

Fases do sono

Temos dicas sobre como garantir uma boa noite de descanso. Antes, contudo, vamos lembrar quais são as fases do sono? São duas:

  1. Fase NREM (Non Rapid Eye Movement ou Movimento Não Rápido dos Olhos): compõe 75% do período em que dormimos, e é nela que ocorre a liberação do hormônio do crescimento e descanso mental.
  2. Fase REM (Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido do Olhos): representa 25% do nosso sono e é caracterizada por uma intensa atividade cerebral. Essa fase é a de sono mais profundo, quando ocorrem os sonhos, e é a mais importante para guardarmos o que aprendemos na sala de aula. Se não chegamos à REM, temos mais dificuldade de aprender.

9 dicas para dormir bem

Em um texto do jornal Zero Hora , do Rio Grande do Sul, o neurologista Geraldo Rizzo, membro da Associação Brasileira do Sono, explicou como a sonolência pode causar desatenção e prejudicar o rendimento. “Durante o sono, o cérebro se recicla, se reseta , em uma linguagem para leigos. Uma série de hormônios é produzida, nossa memória é ativada e ajuda a fixar coisas que aprendemos durante o dia”.

Na reportagem, Rizzo listou nove dicas para otimizar a qualidade do sono:

  1. Crie uma rotina com horários regulares para deitar e levantar;
  2. Vá para a cama apenas quando realmente sentir que irá dormir. Sabe o conhecido “tentar dormir”? Também é inimigo do sono!
  3. Pratique exercícios físicos, mas até seis horas antes de dormir;
  4. Use um colchão adequado ao peso e em boas condições;
  5. Evite beber líquidos estimulantes, como cafeína ou álcool, ou até mesmo fazer refeições pesadas de 4 a 6 horas antes de deitar;
  6. Diminua a luz e os barulhos no momento de dormir e crie uma atmosfera tranquila no quarto;
  7. Coma algo leve e, caso tenha em casa, saboreie um chá de erva cidreira ou maracujá;
  8. Prefira roupas confortáveis para dormir. Sabe aquele pijama novo? Use-o!
  9. Saiba gerenciar as expectativas e o estresse e nunca use remédios para dormir sem a receita médica.

Vamos dormir bem toda noite, pessoal! Estamos combinados? 😉

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *