Veja 5 assuntos de Química Geral que você deve estudar para o Enem

É difícil pensar em algo que já traz no título a ideia de ser uma coisa “geral”. Como saber, então, o que estudar de Química Geral para o Enem?

Os conteúdos são os mais cobrados no exame, é também aparecem com frequência em vestibulares. Aqui, vamos revisar os principais assuntos que você precisa estudar para essas provas.

Prepare-se para o Enem 2019!

Receba aulas, dicas e temas de redação para a próxima prova

* preenchimento obrigatório
 

Plano de Estudos para o Enem 2019

Saiba o que estudar a cada semana em uma agenda organizada e fácil de usar. Mais fácil que isso, só a agenda do tempo de colégio 😉 Veja o cronograma

1. Estados físicos

Vamos lembrar que Química é a ciência que estuda a matéria, ou seja, as “coisas” que existe concretamente no mundo. Os estudos começam, normalmente, na matéria que podemos ver e sentir. Daí já vem a primeira propriedade que você deve lembrar: a dos estados físicos.

Como macete, você pode pensar na água, que todos conhecemos bem: ela é sólida nos cubos de gelo que colocamos no refrigerante, líquida quando sai pela torneira, e gasosa quando sai tão quente do chuveiro que o banheiro enche de vapor.

2. Propriedades da matéria

Os estados físicos ajudam você a lembrar de duas propriedades da matéria: ponto de fusão e ponto de ebulição. Ambas têm a ver com a força das ligações entre as moléculas.

Então vamos pensar: onde é mais fácil colocar a mão, num balde de água ou num balde de gelo? Com esse macete, fica fácil lembrar que, nos sólidos, a força entre as moléculas é maior.

Não é assinante?

Estude com a gente!

 

Vale lembrar que matéria ocupa lugar no espaço, o que se traduz na ideia de volume. E esse conceito costuma aparecer junto com a noção de massa.

Da relação entre massa e volume surge a terceira queridinha das propriedades: a densidade. Pensar no estádio de futebol ajuda. Quando o jogo é um amistoso dentre dois times pequenos, dá para ver a quantidade de cadeiras vazias. A densidade (número de pessoas por área ocupada) é baixa. Mas quando é um clássico valendo o título, a densidade é alta.

3. Substâncias e misturas

Para misturar, precisamos de coisas diferentes. Açúcar e café, arroz e feijão. Não tem como “misturar” arroz com arroz, né? Essa é a primeira ideia que você deve ter na cabeça: uma mistura tem sempre pelo menos dois componentes.

A substância, por outro lado, só tem um componente. O arroz só tem arroz, o feijão só feijão – se misturar carnes na feijoada, já virou mistura!

Vale lembrar que muitas misturas são usadas comercialmente. Então saber como separar as “coisas” vale muito dinheiro para algumas indústrias. Por isso, os métodos de separação de misturas são também queridinhos das provas.

Não é assinante?

Estude com a gente!

4. Tabela periódica

Não tente decorar a tabela periódica. Ela foi feita para simplificar a vida dos químicos, não complicá-la!

A tabela periódica é como o índice da apostila: você procura o que quer e sabe direitinho onde achar. Quer saber quem tem elétrons aqui ou ali? A tabela diz. Quem faz ligação iônica ou covalente? A tabela diz.

Dedique-se a entender o que pode ser lido na tabela. Muitas vezes, uma espiadinha na linha e na coluna já resolvem a questão, sem nenhuma continha.

5. Ligações químicas

As ligações químicas vão permear praticamente todos os demais estudos da Química. Por isso, não dá para passar em branco por esse conteúdo.

Aqui a sugestão é escolher “coisas” do seu dia a dia que você conheça bem para ajudar a lembrar das características de cada ligação. Por exemplo, o sal de cozinha é prototípico da ligação iônica: composto sólido, cristalino, como altos pontos de fusão e ponto de ebulição, altamente solúvel e com boa condutibilidade elétrica.

Quer saber quais os outros conteúdos que mais caem na prova de Química do Enem? Clique e confira este outro post do blog.

Se você tem macetes para decorar esses conteúdos básicos de Química Geral, compartilhe na seção de comentários abaixo!

Assine nosso Curso Completo

Opções de pagamento no cartão de crédito ou no boleto, em até 12x! Experimentar 7 dias
Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.