UFSC 2020: o que revisar para o vestibular deste ano

Canetas e postos e vamos lá, porque o vestibular da UFSC 2020 está chegando! Mas ainda dá tempo de revisar os conteúdos mais importantes e chegar mais preparado.

Quer as dicas para as últimas revisões antes da hora H? Então confere aí!

 
PUBLICIDADE

Curso Completo para Enem e vestibulares

1. Português

A UFSC segue o mesmo caminho que a maioria das federais: foco em interpretação de texto, com questões de norma padrão baseadas em excertos (partes) dos textos dados. Vale revisar os detalhes da regência verbal. Lembrando: a crase também tudo a ver com isso.

pitta-regencia

2. Matemática

Não custa repetir: as operações básicas precisam estar na ponta da língua para a prova. Revise bem a parte de frações, porque um dos temas queridinhos da UFSC é porcentagem – lembrando que qualquer percentual é um valor dividido por 100 (uma fração). Por exemplo: 25% significa 25/100, e também significa 1/4. Outra dica é focar em geometria especial, especialmente no cálculo de volume de sólidos como cilindros e cones.

lucas-porcentagem

3. Biologia

Um tema que não falha nunca na prova de Biologia da UFSC é Citologia. Fique atento às funções de cada organela. As divisões celulares também são importantes, especialmente no que diz respeito aos diferentes filos.

villa-citologia

4. História

A UFSC não deve fugir da tendência geral deste ano de trabalhar questões sociopolíticas. Os golpes militares na América Latina no meio do século passado, bem como o Golpe Militar no Brasil (e a Era Vargas) são fortes candidatos a questões de prova. Em História Geral, a Antiguidade Clássica é uma constante.

thiago-regime-militar

5. Geografia

A prova de Geografia costuma cobrar os assuntos relacionados à geopolítica e à geofísica do estado. Por isso, é importante dar uma revisada na questão do relevo brasileiro (com foco nas especificidades locais) e na industrialização do país. Em Geografia geral, os blocos econômicos, em especial o Mercosul (e a União Europeia, por causa do Brexit), marcam presença forte.

marcelo-relevo

6. Física

Entre “imprevisível” e “uma questão para cada tema”, a prova de Física da UFSC costuma ser bastante abrangente. Mas em termos de apostas para 2020, a ondulatória e seus fenômenos encabeçam a lista. Lembrando que contas aqui podem não salvar a pele, é preciso entender a física (e não a matemática) por trás do enunciado. Vale ficar ligado também em Hidrostática e em conservação de energia.

aureo-fenomenos-ondulatorios

7. Química

Entre as questões mais frequentes do vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina, na prova de química, está a oxirredução. Lembra dela? Aquela reação em que um composto perde elétrons e o outro ganha esses elétrons (ou seja, um oxida, o outro reduz). E anote aí: a Isomeria tem sido figurinha carimbada nos últimos anos. Confere aí a aula sobre a Isometria Geométrica (e não esquece de estudar a Plana e a Óptica também!):

robinho-isomeria-geometrica

 

Assine nosso Curso Completo

Opções de pagamento no cartão de crédito ou no boleto, em até 12x! Experimentar 7 dias