UFRGS 2020: As aulas que você deve revisar nas últimas semanas

Olá, futuro calouro da UFRGS! Recentemente nós postamos os tópicos essenciais para quem quer arrasar na UFRGS, com dicas dos nossos professores sobre o que mais cai no vestibular da melhor universidade do Rio Grande do Sul. Agora temos mais: nossos professores levantaram mais tópicos que devem cair. Ou seja, é conteúdo para quem quer ficar a frente dos outros candidatos 😉

Confere aí!

 
PUBLICIDADE


1. Geografia

Em anos anteriores, a prova de Geografia da UFRGS já puxou bastante as questões que relacionam economia e populações. Por isso, vale uma revisão sobre o tema da agropecuária, muito forte no Estado (e no Brasil em geral). Lembre-se dos pampas, do charque, do arroz e do fumo, por exemplo. E revise também os aspectos relativos à urbanização e às questões sociais que advêm desse processo.

marcelo-agropecuaria

2. Biologia

Não se deixe enganar pelo fato de que a Botânica aparece tanto na UFRGS: a Fisiologia Humana também soma muitas questões. E não esqueça da Genética, especialmente das heranças ligadas ao sexo. E no meio de tudo isso, divisão celular e funções das organelas citoplasmáticas, dentro da Citologia, são um conhecimento básico essencial.

villa-sexo-heranca

3. Português

Já falamos sobre a regência verbal e sua recorrência na prova da UFRGS, mas note que para escrever um bom texto, que seja compreensível para quem o lê, é importante também ter domínio dos conectivos ou nexos – e isso conta muito na avaliação da Redação também. Preposições e conjunções trocam de lugar e mudam entre si nas questões, para saber se você realmente entende o que elas significam nas frases dadas como exemplo. Na mesma linha, é possível que apareça uma questão de classificação de períodos compostos, ou seja, orações subordinadas e coordenadas.

aula-pitta-oracao-substantiva

 4. Química

É claro que a prova da UFRGS não cobra só química orgânica. Dentro da inorgânica, é essencial entender a polaridade e a geometria moleculares, intimamente relacionadas, e sua relação com as propriedades dos elementos e dos compostos. E falando em compostos: saber montar as equações e, em especial, entender como se dá o equilíbrio químico, costuma ser um dos objetivos da prova de Química da UFRGS.

lenine-polaridade

5. História

No escopo de História Geral, vale reforçar bem as questões relativas à Idade Média, especialmente em sua fase de crise. Cruzadas e grandes navegações também são fortes candidatas, já que influenciaram a História do Brasil. Revoluções Francesa e Industrial completam a lista das figurinhas marcadas.

6. Física

A UFRGS gosta de cobrar, em Eletrodinâmica, os circuitos e a relação entre força elétrica e campo elétrico. Não esqueça também do efeito fotoelétrico em relação à Física Moderna. E vai estar lá, pode anotar: Óptica Geométrica. Seja com espelhos ou lentes curvos, é um conteúdo que a prova não deixa passar despercebido.

aula-espelhos-esfericos-i

7. Matemática

Um diferencial da UFRGS em relação a alguns outros vestibulares é que a trigonometria aparece, sim. Por isso, vale revisar os conceitos de seno e cosseno, bem como as relações trigonométricas básicas. Não por acaso, semelhança de triângulos é um tema que também marca presença frequente na prova. Ah, e não esqueça dos logaritmos, dando atenção especial às bases e às equações logarítmicas.

Assine nosso Curso Completo

Opções de pagamento no cartão de crédito ou no boleto, em até 12x! Experimentar 7 dias