UFRGS 2020: o que revisar para o vestibular deste ano

A UFRGS passou, no vestibular 2020, a realizar as provas em dezembro, como a maioria das demais universidades. O prazo é mais curto, mais ainda dá para estudar um pouco a mais depois do Enem. Vamos aproveitar esse tempo?

Selecionamos os principais assuntos que o vestibular da UFRGS cobra em cada matéria, que é para você estar bem preparado quando chegar a hora H, tchê! 😉

 
PUBLICIDADE


1. Biologia

A Evolução dos seres vivos é um dos temas que quase sempre aparecem. É comum que venha relacionado a questões de Ecologia. São grandes áreas para ficar ligado. Não esqueça: se aparecer um cladograma (aquela “árvore” com listas de espécies), pense no que cada “galho” tem em comum e de diferente do ponto de vista evolutivo. Botânica, especialmente a parte de reprodução, é outra grande área de interesse da UFRGS.

2. Português

Seguindo a tendência, a UFRGS cobra muito interpretação de texto. Mas a prova também foca bastante em questões de gramática padrão. Além da concordância verbal, a crase é uma queridinha – afinal, os dois conteúdos estão diretamente relacionados. Fique ligado também na pontuação, porque a UFRGS adora inverter a ordem das frases para saber onde vão as vírgulas, por exemplo. E mais uma coisa: nos últimos anos, a variação linguística tem aparecido cada vez mais.

3. Física

Antes de falar em conteúdo, lembre-se: a Universidade Federal do Rio Grande do Sul não oferece formulário, mas é porque na maioria das questões é mais importante que o aluno saiba o conceito. Então não se fala mais nisso: entenda o básico antes de querer partir para contas, ok? A Termologia é uma favorita, e em geral aparece relacionada a trocas de calor ou gases ideais. Em Hidrostática, a dica é entender como funciona o empuxo – e lembrar-se do “É devagar“!

leis-troca-calor-regis

4. Química

Química orgânica. Essa é a primeira dica, porque não são poucas as questões que envolvem o tema. Mesmo se não diretamente relacionadas, elas demandam que o aluno no mínimo saiba identificar um composto orgânico e perceber se tem ou não relação com o que diz o enunciado. Por isso, foco nas funções orgânicas e em suas implicações interdisciplinares. Por causa da poluição e da atividade industrial do ponto de vista econômico, é bom revisar os tópicos relacionados ao Petróleo e os compostos orgânicos.

5. Geografia

Na Geografia da UFRGS, você tem dois pontos a seu favor: um deles é o grande uso de gráficos, que ajuda a ter a resposta na própria questão – especialmente as focadas na geofísica do Estado. O outro jogador no seu time é o foco nos temas básicos, como fusos horários e tipos de solo – não esqueça a questão ambiental aqui! Dado que o Rio Grande do Sul tem um dos maiores centros urbanos do país, é bom dar uma revisada também nas migrações populacionais.

6. História

A prova é bem abrangente, equilibradamente dividida entre questões de História Geral, História do Brasil e História recente (mundial e nacional). As revoltas de cada período histórico brasileiro marcam presença forte, então vale revisar a origem (se popular ou de elite) delas em cada local e o ano de ocorrência – em termos de Rio Grande do Sul, a Guerra dos Farrapos (Brasil Império) tem que estar na ponta da língua. A República Velha é uma das favoritas para a prova, assim como as questões relacionadas à Era Vargas (ele era gaúcho) e à Ditadura Militar.

7. Matemática

Pode anotar aí que não tem erro: ao menos uma questão de probabilidade estará na prova. E não se engane, matemática básica, como problemas com exponenciação, são bem recorrentes também. Vale ficar ligado nos gráficos, especialmente os das funções, e mais especialmente ainda os conceitos de ponto, reta e parábola.

Assine nosso Curso Completo

Opções de pagamento no cartão de crédito ou no boleto, em até 12x! Experimentar 7 dias