UFRGS 2020: Língua Portuguesa e Redação

Vamos começar do início: já tem um método de como resolver a prova de Língua Portuguesa + Redação? Ótimo, pule para o segundo parágrafo. Não tem? Então preste atenção.

Primeiro você dá uma olhada nas questões de Português. Não responde nada, só uma passada de olhos. Gasta uns cinco minutos degustando os textos e já aquecendo o cérebro para a Redação. Cumpriu essa etapa? Ótimo, é hora de agarrar a redação.

Leia o tema, depois leia outra vez e depois leia mais uma vez. Organize os argumentos, leia mais uma vez o tema de redação e, aí sim, rascunhe uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. Depois, Português. Finalize passando a limpo a redação 😉

Dito isso, vamos ao videoaulão. Vai ser assim: para Língua Portuguesa, quatro vídeos novos com vários tópicos, todos com vários microtemas com a cara da UFRGS. Ou seja, são dezenas de questões reunidas em quatro aulinhas 😉 Para redação, fizemos três apostas e vários desdobramentos.

Hoje vai ser mais rápido, organiza aí uma horinha aí do teu final de tarde e depois corra para a janta 😉

Língua Portuguesa

captura-de-tela-2017-01-08-as-19-13-20

 

captura-de-tela-2017-01-08-as-19-13-33

 

captura-de-tela-2017-01-08-as-19-13-40

 

captura-de-tela-2017-01-08-as-19-13-50

 

Temas de Redação

Se formos aqui dizer que achamos que o tema de redação pode ser isso ou aquilo, estaríamos correndo um grande risco de errar. Temos, então, três tópicos abrangentes que seguem a linha dos temas de redação de outros anos – e, em cada tópico, vários temas relacionados e argumentos possíveis de se usar em qualquer situação relacionada ao tópico em questão 😉

Se o tema for…

  • Sobre o futuro: Se o tema cobrar questões relacionadas ao tempo, tanto em relação ao futuro quanto ao planejamento, temos um texto específico sobre previdência. Lá tem vários argumentos sobre a relação da sociedade e do Estado com a velhice e sobre qual a responsabilidade de todos em relação ao amanhã.

 

  • Sobre a tolerância: Se o tema cobrar a relação da sociedade com ela mesma, falando de preconceito ou tolerância religiosa, os argumentos ideais estão neste post sobre a crise migratória no Mediterrâneo. Além de ser um fato que pode servir de referência na redação, tem vários argumentos lá que explicam por que a xenofobia cresceu tanto nos últimos tempos, e os caminhos possíveis para o fim do preconceito. Aqui tem outro texto legal sobre direitos humanos recheado de argumentos para redações do gênero.

 

  • Sobre a democracia: Tema abrangente? Em tempos de crise política, nem tanto. Questões relacionadas às ditaduras recentes (este texto sobre Mossul é extremamente rico em fatos e argumentos para esse tipo de texto) pelo mundo e ao cenário político brasileiro (aqui temos um texto sobre as constituições do Brasil, em uma abordagem do Enem mas que cabe perfeitamente no perfil da UFRGS) podem aparecer. Ainda numa vibe crise, este texto fala sobre a origem da crise econômica brasileira e traz argumentos tangenciais.

É isso! Amanhã é só acordar cedinho e correr para o abraço! Boa prova, futuro calouro!