UFRGS inclui quatro novas obras entre leituras obrigatórias para 2020

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul divulgou na quarta-feira, dia 13 de março de 2019, a lista de leituras obrigatórias para o vestibular 2020. Em relação às obras cobradas no último exame, a UFRGS traz quatro novos livros.

O vestibular UFRGS 2020 terá 12 livros na lista de leituras obrigatórias, padrão que mantém desde 2007. A renovação de quatro itens da lista por prova ocorre desde 2006.

Prepare-se para o Enem 2019!

Receba aulas, dicas e temas de redação para a próxima prova

* preenchimento obrigatório
 

Plano de Estudos para o Enem 2019

Saiba o que estudar a cada semana em uma agenda organizada e fácil de usar. Mais fácil que isso, só a agenda do tempo de colégio 😉 Veja o cronograma

Adélia Prado – Bagagem

A poetisa mineira estreia na prova no vestibular UFRGS 2020. Bagagem, de Adélia Prado, foi a obra de poesias escolhida para as leituras obrigatórias do próximo exame.

Marcelo Rubens Paiva – Feliz Ano Velho

Outro estreante na lista da Universidade Federal do Rio Grande do Sul é Marcelo Rubens Paiva. O escritor chega representado por Feliz Ano Velho, romance autobiográfico que relata como o autor paulista ficou tetraplégico.

Plano de Estudos para o Enem 2019

Saiba o que estudar a cada semana em uma agenda organizada e fácil de usar. Mais fácil que isso, só a agenda do tempo de colégio 😉

Veja o cronograma!

Lygia Fagundes Telles – As meninas

Lygia Fagundes Telles, cobrada pela última vez em 2010, aparece novamente. Agora a obra a ser lida é As meninas – entre 2008 e 2010 a escritora paulista esteve presente com Antes do baile verde.

Graciliano Ramos – São Bernardo

Graciliano Ramos, ausente desde 2004 (Vidas Secas), também faz sua volta ao vestibular gaúcho com uma obra diferente. Nas leituras obrigatórias da UFRGS 2020, o alagoano entra com São Bernardo. A obra já apareceu nas leituras obrigatórias da UFRGS em 2001 e 2002.

Não é assinante?

Estude com a gente!

Leituras obrigatórias UFRGS 2020

Além desses quatro romances, há outras oito obras na lista da UFRGS, incluindo um disco:

  1. Adélia Prado – Bagagem
  2. Carolina Maria de JesusQuarto de despejo: diário de uma favelada
  3. Elis & Tom – Álbum/Disco de 1974
  4. Florbela Espanca – Poemas:
    1. Fanatismo;
    2. Horas rubras;
    3. Eu;
    4. Vaidade;
    5. Lágrimas ocultas;
    6. A minha dor;
    7. Suavidade;
    8. Se tu viesses ver-me;
    9. Ser poeta;
    10. Fumo;
    11. Frêmito do meu corpo;
    12. Realidade;
    13. Súplica;
    14. Doce certeza;
    15. Quem sabe?!…;
    16. A Mulher I;
    17. A Mulher II;
    18. Amiga;
    19. Ódio;
    20. Amar!;
    21. O maior bem;
    22. Neurastenia.
  5. Graciliano Ramos – São Bernardo
  6. Lygia Fagundes Telles – As Meninas
  7. Machado de Assis – Papeis avulsos
  8. Marcelo Rubens Paiva – Feliz Ano Velho
  9. Maria Firmina dos Reis – Úrsula
  10. Michel Laub – Diário da queda
  11. Valter Hugo Mãe – A máquina de fazer espanhóis
  12. William Shakespeare – Hamlet

Se mantiver a tendência desde 2009, essas quatro novas obras devem permanecer entre as leituras obrigatórias por três anos. Se o padrão se mantiver, também, saem em 2021 as obras de Carolina Maria de Jesus, Michel Laub e Valter Hugo Mãe, além do disco de Elis e Tom.

Cursinho online para o Enem 2019

Assine e tenha acesso a mais de 400 aulas em vídeo sobre tudo o que cai no Enem 2019. São vídeos curtos, que você pode parar, voltar, e ver de novo até entender a matéria. O curso inclui exercícios, simulado e correções de redação!

7 dias grátis!

Provas antecipadas

A troca de quatro livros, como já ocorre há mais de uma década, pode complicar a vida de quem vai fazer o vestibular UFRGS 2020. Isso porque as provas, tradicionalmente aplicadas em janeiro, foram antecipadas.

O próximo processo seletivo da UFRGS será realizado ainda em 2019. E trás outra novidade: como o Enem, será realizado em dois finais de semana consecutivos.

Só que são finais de semana inteiros. O vestibular UFRGS 2020 ocorrerá dias 23 e 24 de novembro, e depois em 30 de novembro e 1º de dezembro.

Se for mantida a ordem de conteúdos, o primeiro final de semana terá os exames de Física, Literatura, Língua estrangeira (sábado), Língua Portuguesa e Redação (domingo); no segundo final de semana é a vez de Biologia, Química, Geografia (sábado), História e Matemática (domingo).

Assine nosso Curso Completo

Opções de pagamento no cartão de crédito ou no boleto, em até 12x! Experimentar 7 dias