UFRGS 2020: Física, Língua Estrangeira e Literatura

O primeiro dia da prova da UFRGS tem uma das disciplinas mais temidas do vestibular: Física. Literatura e Línguas vão exigir muita leitura e concentração, mas é possível fazer uma questão de cada vez sem ficar dando voltas e voltas.

Muita gente recomenda primeiro fazer as questões mais fáceis de Física, fazer as de Literatura e Línguas e, por último, voltar às mais difíceis de Física. Nós achamos uma boa estratégia, e vamos aqui levantar cinco questões que sempre aparecem (três estão logo abaixo, e as outras duas estão no final do texto), são mais fáceis e vão garantir que você garanta pelo menos a média já na primeira hora da prova (antes de passar para as próximas disciplinas). 😉

IMPORTANTE: Você levará 1h30 para ver todo conteúdo deste post (texto + vídeos). Entre o café e a janta são ótimas pedidas 😉

1. ENERGIA CINÉTICA

Você deve se lembrar da energia cinética, certo? Ela traz os valores do movimento, mas não trata da direção e do sentido. Quem traz essas informações é a quantidade de movimento, explicada pelo professor Reginaldo neste vídeo 😉

2. CONCEITOS BÁSICOS DE CINEMÁTICA

captura-de-tela-2017-01-07-as-15-56-12

 

3. TERMOLOGIA

A Termologia é a ciência que estuda o calor. Alguns conceitos básicos são essenciais para entender os ramos dessa ciência. O primeiro deles diz respeito à energia térmica, ou energia interna, que se refere ao total de energia cinética (vibração das moléculas) de um corpo. Aqui, a massa desse corpo influencia. Já a temperatura mede o grau de agitação dessas moléculas, por isso a massa não importa. Quando essa energia é transferida de um corpo a outro, tem-se o calor. Quando os corpos atingem a mesma temperatura, entram em equilíbrio térmico, ou seja, não há mais transferência de energia.


captura-de-tela-2017-01-07-as-15-59-00


Literatura

Em geral, metade das questões são sobre os livros, e a outra sobre as escolas. Nossos professores acreditam que agora o ideal é gastar alguns minutos lendo algumas escolas que sempre caem. Eles ajudam, inclusive, a responder as questões mais densas sobre os livros. Releia os seguintes textos:

  • Realismo: No ano de 1855, o pintor Gustave Coubert organizou uma exposição individual em um barracão de Paris, denominada Le Réalisme (O Realismo). Nessa exposição, o pintor apresentou obras que se afastavam dos padrões do Romantismo, retratando fielmente a realidade e deixando de lado a idealização e a subjetividade românticas. As opiniões sobre a obra do jovem artista se dividiram: enquanto muitos o atacaram duramente, outros resolveram seguir o seu estilo, dando início ao movimento artístico-literário que recebeu o mesmo nome que a exposição de Coubert. Leia mais aqui e aqui.
  • Simbolismo:A passagem do século XIX para o século XX foi uma época de grande efervescência cultural, decorrente do progresso tecnológico e econômico. Marcado pelo florescimento do belo e pelo nascimento do impressionismo e da Art Nouveau, esse período foi denominado Belle Époque. Embora não seja possível delimitá-lo com precisão, formalmente se considera a eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914) como o seu termo final. Leia mais aqui.
  • Vanguarda europeia: As vanguardas europeias foram manifestações artístico-literárias surgidas na Europa nas duas primeiras décadas do século XX, modificando substancialmente a forma de fazer e pensar arte. Na época, o desenvolvimento tecnológico decorrente da Revolução Industrial e a atmosfera política resultante da Primeira Guerra Mundial fizeram surgir um sentimento nacionalista e promoveram o surgimento de várias correntes ideológicas, como o nazismo, o fascismo e o comunismo. Leia mais aqui.
  • Literatura contemporânea: A ditadura militar provocou grandes transformações na produção literária, principalmente em razão da censura imposta sobre as publicações de um modo geral. Com a queda dos militares, porém, os autores começaram a escrever abertamente sobre as torturas, as perseguições e as arbitrariedades cometidas durante a ditadura, e a publicar as obras já escritas, mas antes censuradas. Surgiram, então, inúmeros textos que adotavam como temática questões urbanas, sociais e políticas, com abordagem da miséria, da marginalização e da violência. Leia mais aqui.

Línguas Estrangeiras

Ainda não temos conteúdo sobre línguas estrangeiras 🙁


#FísicaImperdível

Se você ainda não leu as nossas dicas essenciais de Física, NÃO PERCA:

Antes de falar em conteúdo de Física, lembre-se: a Universidade Federal do Rio Grande do Sul não oferece formulário, mas é porque na maioria das questões é mais importante que o aluno saiba o conceito. Então não se fala mais nisso: entenda o básico antes de querer partir para contas, ok? A Termologia é uma favorita, e em geral aparece relacionada a trocas de calor ou gases ideais. Em Hidrostática, a dica é entender como funciona o empuxo – e lembrar-se do “É devagar“!

leis-troca-calor-regis

A UFRGS gosta de cobrar, em Eletrodinâmica, os circuitos e a relação entre força elétrica e campo elétrico. Não esqueça também do efeito fotoelétrico em relação à Física Moderna. E vai estar lá, pode anotar: Óptica Geométrica. Seja com espelhos ou lentes curvos, é um conteúdo que a prova não deixa passar despercebido.

aula-espelhos-esfericos-i

 

É isso, pessoal. Você está pronto para arrasar. BOA PROVAAAAA!