Sisu abre inscrições para o segundo semestre de 2019

O Sisu 2019 está com inscrições abertas para as vagas de ingresso no segundo semestre deste ano. Candidatas(os) podem manifestar interesse de 4 a 7 de junho.

O Ministério da Educação (MEC) publicou as regras oficiais no edital para ingresso no segundo semestre no dia 13 de maio de 2019. Serão ofertadas 59 mil vagas em 79 instituições de ensino superior participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), num total de mais de 1,7 mil cursos.

 
PUBLICIDADE


Resultados e lista de espera

Os resultados estão previstos ainda para junho, no dia 10. A matrícula de aprovadas e aprovados na chamada regular deve ser realizada de 12 a 17 de junho.

Haverá chamada única, com prazo para se inscrever na lista de espera entre 11 e 17 de junho. Para a espera, é necessário escolher uma das duas opções de curso da inscrição regular — a nova regra já valeu para o Sisu no primeiro semestre deste ano.

Como se inscrever no Sisu

Estudantes que realizaram o Enem 2018 e tiveram nota superior a zero na redação podem se inscrever no Sisu. O processo é todo feito online em sisu.mec.gov.br .

É preciso fazer login usando o CPF e a senha – a mesma senha do portal do Enem. A aluna ou o aluno também precisa ter em mãos o número de inscrição do Enem, já que é a nota do Exame que determina a classificação final.

>> O que é o Sisu e como ele funciona?

A(o) estudante pode escolher até dois cursos para se inscrever. Ao final de cada dia, o Sisu divulga notas de corte de referência, caso a(o) candidato queira alterar suas escolhas. Vale a última alteração realizada e confirmada no sistema.

É importante observar as regras da instituição de ensino desejada. Cada universidade pode ter critérios específicos de como utilizar a nota do Enem para compor a lista final de aprovados.

Assine nosso Curso Completo

Opções de pagamento no cartão de crédito ou no boleto, em até 12x! Experimentar 7 dias