Sisu 2019 tem inscrições prorrogadas até 27 de janeiro

O MEC anunciou na quinta-feira, dia 24 de janeiro, que as inscrições para o Sisu 2019 foram prorrogadas até dia 27 de janeiro de 2019. A justificativa é que muitos estudantes não conseguiram realizar o procedimento devido a problemas no site.

Segundo o comunicado oficial, o “volume massivo de acessos simultâneos” teria prejudicado o acesso de estudantes ao portal do Sisu. O site estaria “funcionando de forma estável” na data do comunicado.

Prepare-se para o Enem 2019!

Receba aulas, dicas e temas de redação para a próxima prova

* preenchimento obrigatório

 

A mensagem do MEC informa, ainda, que as notas de corte passarão a ser divulgadas apenas uma vez ao dia, sempre à meia-noite. Antes, as atualizações eram feitas em quatro horários distintos.

Edital inicial

As inscrições para o Sisu 2019 seriam inicialmente realizadas entre 22 a 25 de janeiro. O Ministério da Educação (MEC) publicou o edital com as regras para ingresso no primeiro semestre do próximo ano no dia 21 de novembro.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é utilizado pela maioria das universidades federais no Brasil como processo seletivo. Baseado na nota do Enem, o Sisu substitui ou complementa os vestibulares tradicionais. Ao todo, são 130 instituições de ensino superior participantes, entre federais e estaduais.

Mudanças no Sisu 2019

A partir deste ano, candidatas e candidatos selecionados na chamada regular não poderão ficar na lista de espera. A nova regra independente de a seleção ser para a primeira ou a segunda opção. Até 2018, era possível ficar na espera da primeira opção, mesmo tendo sido chamada(o) na segunda.

Quem não passar na primeira seleção também deve prestar atenção. Só será possível ficar em uma lista de espera: ou da primeira opção, ou da segunda. Antes, era possível ficar em ambas as listas.

Plano de Estudos para o Enem 2019

Saiba o que estudar a cada semana em uma agenda organizada e fácil de usar. Mais fácil que isso, só a agenda do tempo de colégio 😉

Veja o cronograma!

Inscrições online

As inscrições para o Sisu 2019, como em anos anteriores, serão feitas exclusivamente pela internet. O processo online é 100% gratuito e pode ser realizado no site oficial do Sisu ou usando o aplicativo oficial do Sistema.

A quantidade de vagas totais é de 235.476 mil. Há 129 instituições de ensino superior em todo o Brasil com vagas abertas — como o Sisu é semestral, nem todas as universidades disponibilizam vagas em todos os editais.

Como se inscrever no Sisu

Estudantes que realizaram o Enem 2018 e tiveram nota superior a zero na redação podem se inscrever no Sisu. O processo é todo feito online em sisu.mec.gov.br.

É preciso fazer login usando o número de inscrição e a senha do portal do Enem. A aluna ou o aluno que perdeu ou esqueceu algum dos dados pode recuperá-los no site oficial do Enem.

>> Saiba o que é o Sisu e como ele funciona

O estudante pode escolher até dois cursos para se inscrever. É importante observar as regras da instituição de ensino desejada, uma vez que cada universidade pode ter critérios específicos de como utilizar a nota do Enem para compor a lista final de aprovados.

Ações afirmativas (como cotas) têm opções específicas na inscrição. Em alguns casos, a(o) estudante pode receber bônus na nota do Enem, inscrevendo-se, então, na seleção de ampla concorrência.

Não é assinante?

Estude com a gente!

Simulador de nota de corte

Além da tradicional divulgação a partir do segundo dia do estado temporário de notas de corte, o Sisu 2019 traz como novidade o simulador online. Com ele, é possível verificar, a partir das notas de cada área do Enem, as chances reais de ser selecionada(o) para a vaga desejada.

Vale lembrar: o simulador não garante aprovação, ele serve apenas para ter uma ideia aproximada das chances. O simulador utiliza as notas de edições passadas do Sisu.

As notas de corte temporárias divulgadas nos três primeiros dias de inscrição, por sua vez, são da edição em curso, ou seja, baseadas nos inscritos deste semestre. Mas vale a mesma regra: são resultados parciais, que não garantem a aprovação.

Candidatas e candidatos devem avaliar, a partir do estado temporário do sistema, se desejam manter as opções selecionadas, ou se preferem alterar. O cálculo muda porque é baseado nas notas de todos os alunos e alunas que desejam fazer a graduação naquele curso, naquele turno, naquela instituição.

Resultados do Sisu 2019

Os resultados do Sisu 2019 saem ainda em janeiro, no dia 28. A partir do dia seguinte, dia 29, inicia o prazo para se inscrever para a lista de espera – o prazo termina em 5 de fevereiro, pelo novo calendário divulgado em janeiro, após a prorrogação das inscrições regulares.

Cursinho online para o Enem 2019

Assine e tenha acesso a mais de 400 aulas em vídeo sobre tudo o que cai no Enem 2019. São vídeos curtos, que você pode parar, voltar, e ver de novo até entender a matéria. O curso inclui exercícios, simulado e correções de redação!

7 dias grátis!

 

A matrícula dos aprovados na chamada regular vai de 30 de janeiro a 4 de fevereiro. A matrícula é feita diretamente na instituição em que a(o) aluno passou, de acordo com o calendário e o horário determinado por cada universidade.

Segunda chamada

Também caberá às instituições divulgar chamadas extras de alunos em lista de espera para vagas remanescentes. As convocações devem iniciar a partir de 7 de fevereiro.

Cabe a cada estudante verificar se foi chamada(o) na segunda, terceira ou demais chamadas. Quem estiver na lista de espera deve ficar atenta(o) ao site da universidade escolhida e também a atualizações no portal do Sisu.

Assine nosso Curso Completo

Opções de pagamento no cartão de crédito ou no boleto, em até 12x! Experimentar 7 dias