Síndrome de Down: 21 de março é dia de usar meias trocadas!

Dia 21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data foi proposta pela Down Syndrome International (DSi), instituição que no mundo todo presta suporte a pesquisas e ao tratamento da condição.

O dia é uma alusão ao número de cromossomos das pessoas com a síndrome. A condição genética ocorre em função de uma terceira cópia (mês três) do cromossomo 21 (dia 21).

Correção de Redação +
Curso Completo

Assine o pacote Anual por 12x R$ 9,90 e ganhe duas correções de redação por mês!

Experimentar 7 dias

Condição genética

A Síndrome de Down também é chamada de Trissomia 21. A condição causa atraso no desenvolvimento infantil, feições características e uma leve ou moderada deficiência intelectual. No entanto, pessoas com Síndrome de Down conseguem levar uma vida igual à de pessoas sem a síndrome, tanto no trabalho quanto nos estudos.

Quer entender um pouco mais sobre genética e do que se trata exatamente o cromossoma 21? Então assista a nossa aula de Genética e aprenda mais sobre o assunto:

Meias trocadas

Apesar de ser descrita na ciência desde o final do século 19, a Síndrome de Down ainda é alvo de muito preconceito. Por isso, a organização internacional DSi propõe todo ano que as pessoas usem meias de cores distintas.

O objetivo, segundo o site oficial do Dia Internacional, é que as pessoas perguntem o motivo pelo qual as meias estão trocadas, e a resposta seja a conscientização em relação à condição. Se for postar nas redes sociais, use a hashtag oficial #LotsOfSock 😉

Necessidades específicas

Além de aproveitar o Dia Internacional da Síndrome de Down para revisar conceitos de Biologia, que tal você aproveitar também para ampliar sua consciência em relação à condição? Além de ser uma pessoa melhor, você também terá um repertório sociocultural melhor.

Abaixo estão alguns termos que não se usa em relação às pessoas com síndrome de down, e você também pode ver a cartilha oficial do Movimento Down para mais informações 🙂

NÃO diga

Prefira dizer

  Portador da síndrome de
Down, retardado
  Pessoa com síndrome de Down
  Necessidades especiais   Necessidades específicas
  Deficiente, inválido,
excepcional, doente
  Pessoa com deficiência (PCD)
  Doença genética   Condição genética
  São “anjos”, “ingênuos”, “melhores”   Evite estereótipos.
São pessoas, como você
  O “risco” de ter uma criança
com síndrome de Down
  A probabilidade/As chances
de ter uma criança com
síndrome de Down
  Deficiência mental   Deficiência intelectual
  Normais x anormais   De perto, ninguém é normal 😉

 

Assine nosso Curso Completo

Opções de pagamento no cartão de crédito ou no boleto, em até 12x! Experimentar 7 dias