7 dicas para criar um cronograma de leitura de livros (e cumpri-lo)

Pronto. Finalmente saiu a lista de livros a serem lidos para o vestibular (ou os vestibulares) que você vai prestar. A essa altura, você já deve ter lido alguns deles durante o Ensino Médio e Fundamental, e também durante os seus estudos específicos para o vestibular (lembre-se de não deixar tudo para a última hora).

Entretanto, é muito provável que algumas das obras você não leu ainda e precisa correr contra o tempo. E isso tudo enquanto revisa fórmulas, taxonomias, ligações…

Prepare-se para o Enem 2019!

Receba aulas, dicas e temas de redação para a próxima prova

* preenchimento obrigatório
 

Plano de Estudos para o Enem 2019

Saiba o que estudar a cada semana em uma agenda organizada e fácil de usar. Mais fácil que isso, só a agenda do tempo de colégio 😉 Veja o cronograma

Mas não entre em pânico! Abaixo, citamos sete dicas para que você crie e cumpra um cronograma de leituras sem atrapalhar o estudo de outras matérias.

1. Realmente leia os livros!

Nada de ficar só nos resumos. Eles são ótimos para você refrescar a memória, mas não substituem a leitura.

Foque em um cronograma bem esquematizado e bola pra frente! Mesmo porque, quando você realmente lê, consegue processar muito mais do que só a “historinha” do romance.

2. Uma hora por dia

Seus dias da semana já estão todos tomados com os estudos? É provável que sua resposta seja assim, considerando que o vestibular está batendo à sua porta.

Por isso, dependendo do seu tempo e da quantidade de livros a serem lidos, reserve pelo menos uma hora diária para a leitura. É interessante que você estipule um certo número de páginas (por exemplo, 20 páginas em uma hora).

3. Número de páginas

Mais do que estabelecer uma quantidade de páginas por  hora, é preciso dividir o total de livros pelo total de tempo. Para isso, divida o seu cronograma em número de páginas.

Se forem poucos livros ou se você tiver bastante tempo, procure intercalar os dias de leitura ou até mesmo reservar o final de semana para eles. O número de 20 páginas por hora é apenas uma base (tudo vai depender do seu ritmo, do tamanho da letra, da dificuldade da leitura…).

E não tem problema se você lê um pouco mais rápido ou um pouco mais devagar. Use os primeiros dias para medir o seu ritmo e ajuste o cronograma de modo personalizado 😉

Não é assinante?

Estude com a gente!

4. Faça anotações

É muito diferente ler Harry Potter porque lazer e ler uma obra para uma prova. Mesmo que seja um livro bacana, você não pode perder de vista que há elementos dele sobre os quais serão feitas perguntas.

Então, anote as partes mais importantes do livro para revisar depois. Se puder, sublinhe a lápis pontos que você considera essenciais. É interessante também que você faça uma segunda ficha de leitura, mais breve, com tópicos essenciais.

5. Relembre o que você já leu

Concluiu uma obra? Já tinha lido há um tempo algum dos títulos que vai ser cobrado? Então mantenha a memória fresca!

Leia resumos de sites diferentes – em cada um você vai obter um outro ponto de vista e novas informações. Aqui no Vestibular.com.br você encontra vários resumos de livros do vestibular e até a íntegra de muitas obras.

Se faz muito tempo que você leu o livro e você tem tempo até o vestibular, é recomendável fazer uma nova leitura. Lembre-se também de revisar escola literária, contexto da obra e possíveis relações com outros textos que caem na prova.

6. Leia sobre a vida do autor

Não pule as partes do livro que não são exatamente a história, como o prefácio e a biografia do autor. Tudo é válido para contextualizar a narrativa (e tudo pode entrar nas questões do vestibular).

Vale lembrar que, na Literatura, muitas escritoras e muitos escritores estavam inseridos em movimentos políticos e culturais, e esses elementos acabam aparecendo nas obras que caem na prova.

7. Crie um clube de leitura

Você tem mais colegas e amigos que prestarão o mesmo vestibular? Façam um cronograma em conjunto e reúnam-se para discutir os livros.

Essa é uma excelente motivação para cumprir os prazos, encontrar os amigos e ainda aprender mais. Além disso, cada um de vocês pode ter uma percepção diferente da obra, e juntos vocês terão uma visão mais ampla.

De qualquer forma, não deixe de ler os livros para a sua prova. Tendo todos eles fresquinhos na sua mente não tem como você se sair mal na hora “H”. Bons estudos e boa prova!

Assine nosso Curso Completo

Opções de pagamento no cartão de crédito ou no boleto, em até 12x! Experimentar 7 dias