Revisão para o Enem: o que fazer nos dois meses até a prova

Com pouco mais de dois meses até o Enem 2019, é hora de começar a revisão para a prova! Muitas e muitos estudantes sofrem de ansiedade nesse momento, afinal, se já parecia impossível estudar tudo em um ano, que dirá revisar em dois meses! Mas é possível, sim, e a gente ensina como neste post 😉

A primeira coisa que você deve ter em mente é que agora, mais do que nunca, é preciso se organizar e manter o bem estar emocional. A gente tem uma série em vídeo com dicas de uma psicóloga sobre como manter a Cabeça Boa nessa etapa, é só clicar aqui para assistir.

 
PUBLICIDADE


1. Faça fichas de estudos

Quem está estudando há mais tempo já vem fazendo resumos das videoaulas de cada conteúdo. Agora é a hora de “resumir o resumo”, por assim dizer: fazer fichas de estudos.

O segredo está em resumir ao máximo as informações, de modo que uma lida rápida já faça voltar à sua cabeça os dados mais importante sobre aquela matéria. Use e abuse de palavras-chave, lista de itens, macetes e até desenhos. Os mapas mentais também são ferramentas ótimas para essa etapa de revisão para o Enem 2019.

2. Revise a revisão

Além de resumir os resumos, nesse período que antecede o Enem também se recomenda que você “revise sua revisão”. Isso quer dizer que todos os dias, quando sentar para estudar, você deve rever o que estudou no dia anterior.

É por isso que as fichas de estudo e os mapas mentais são importantes: com eles, em cerca de 5 ou 10 minutos você consegue repassar os conteúdos da véspera, e assim já ficar mais antenada(o) para a continuidade dos assuntos.

Parcele o Curso Semestral
no boleto

Assine o Curso Intensivo para o Enem 2020 e pague em até 2x no boleto. São mais de 400 videoaulas, além de exercícios, simulado e correções de redação! Começar agora!

3. Pratique e cronometre

Rever o conteúdo é importante, mas também é essencial você praticar o que aprendeu fazendo exercícios e simulados. Mais do que nunca, é preciso que você veja como os temas aparecem nas questões, e como você está desempenhando.

A gente já ensinou aqui no blog como aproveitar ao máximo as questões para identificar suas principais dificuldades. Além de fazer isso, é preciso que você observe o tempo que leva para responder cada pergunta. Afinal, a prova tem tempo limitado, e por ser extensa costuma “embaralhar o cérebro” depois de um tempo.

4. Foque no mais difícil

Quando fizer os exercícios, preste bastante atenção às questões que você está errando. Esses conteúdos mais difíceis devem ganhar mais tempo de dedicação. Não importa se for uma matéria inteira ou só um capítulo: o essencial é que você reforce mais os estudos nessas áreas.

Aqui no Vestibular.com.br a gente tem listas de exercícios e simulados para você praticar, além de um banco de provas do Enem. Se você tiver tempo, também é possível buscar provas anteriores de vestibulares (a gente tem de UFRGS e UFSC) ou mesmo listas de questões na internet.

Correção de Redação +
Curso Completo

Assine o pacote Semestral por 6x R$ 11,70 e ganhe duas correções de redação por mês!

Experimentar 7 dias

5. Não entre em pânico!

Você provavelmente já sabe, mas avisamos de novo: esse período de estudos é emocionalmente pesado! É natural se frustrar porque esqueceu alguma coisa, errou questões, não conseguiu estudar. Mas o mais importante é você não deixar que os erros de ontem atrapalhem os estudos de hoje.

Já diz o ditado: não olhe para trás, porque não é pra lá que você vai! Mantenha o olho no prêmio e faça de cada dia uma nova oportunidade de estudos.

Revisão para o Enem 2019

Ajudando você a organizar os conteúdos, o Vestibular.com.br oferece um Plano de Estudos em 10 semanas para a revisão do Enem 2019. Com ele você consegue saber quais as principais aulas para assistir.

O cronograma é gratuito, e você pode acompanhar os assuntos clicando neste link. Quem é nosso assinante também tem acesso a todas as videoaulas do Curso Completo para Enem e vestibulares, exercícios e simulados, além de poder enviar redações para correção.

E aí, mãos à obra? Estamos com você!

Assine nosso Curso Completo

Opções de pagamento no cartão de crédito ou no boleto, em até 12x! Experimentar 7 dias