Qual é o melhor jeito de resolver questões para o Enem e o vestibular?

Na preparação para o Enem ou o vestibular, existem diversos métodos para trabalhar a agilidade na resolução dos exercícios e o raciocínio lógico. Uma delas, sem dúvida, é resolver questões e praticar com provas anteriores.

Usar as perguntas das provas passadas como exercício ajuda a mapear as suas dificuldades e ver quais as disciplinas exigem mais atenção. E tudo isso enquanto você se torna mais familiarizado com a estrutura da prova!

 

Ainda tem dúvidas sobre esse processo ou está com dificuldades para organizar seus estudos? Então estas dicas são para você!

Onde encontrar provas anteriores?

É possível encontrar as provas anteriores para download nos sites das próprias universidades que aplicam o vestibular ou, no caso do Enem, aqui mesmo no nosso site.

>> Baixar provas antigas do Enem

No caso de alguns vestibulares, é necessário dar uma “caçada” pelo site da comissão de vestibulares, como são os casos da Vunesp (ingresso na Unesp) ou Comvest (responsável pelo vestibular da Unicamp).

Aqui no Vestibular.com.br a gente já facilita o seu trabalho e disponibiliza um banco de provas de algumas instituições.

>> Baixar provas antigas da UFSC
>> Baixar provas antigas da UFRGS

Seleção de questões

Para praticar e resolver questões de vestibulares antigos, há basicamente duas formas:

  1. selecionar questões de um tema específico, de um ou vários vestibulares diferentes;
  2. escolher uma prova em particular, de um ano anterior, e resolvê-la do início ao fim.

Para estudar com as provas, não há muitos segredos. O ideal é imprimir o caderno de questão, mas, se isso não for possível, visualizar na tela já é suficiente.

 

Também é recomendado cronometrar o tempo de prova para simular as condições que serão enfrentadas no dia do vestibular. Isso vale também para telefone desligado e redes sociais deixadas de lado!

No caso das questões de temas específicos, é possível encontrá-las, aqui no site, ordenadas por disciplina e assunto. Se você quiser ir além, também pode buscar listas segmentadas em diversos sites da internet.

Passo a passo para a prática

A forma de estudar provas ou assuntos específicos é a mesma. O passo a passo a seguir é sugestão de sequência para você tirar o melhor proveito dessa prática. Mas lembre-se de que você pode (e deve!) adaptá-la conforme suas necessidades e estilo de aprendizagem:

  • leia o enunciado;
  • resolva os exercícios;
  • confira o gabarito;
  • enumere as questões que você errou e reveja a matéria para descobrir quais detalhes deixou passar, ou em quais partes se confundiu na resolução do exercício;
  • faça uma relação entre número de questões total e o de questões corretas, e anote a porcentagem de acertos e a data (divida o número de acertos pelo número de questões e multiplique o resultado por 100);
  • avalie sua evolução entre uma resolução e a anterior;
  • revise os conteúdos em que apresentou mais dificuldades e fique atento às disciplinas com menor percentual de aproveitamento.

Tudo é processo

Por fim, lembre-se de manter uma atitude positiva diante das dificuldades. No início, o percentual de erros é sempre menor do que após um certo tempo de estudo.

Dominar uma disciplina é uma questão de estudar muito e resolver questões antigas. A taxa de acertos aumentará conforme sua evolução, então, continue treinando! Ater-se ao sucesso, em vez de às falhas, é fundamental para manter sua motivação nos estudos.

Curtiu esse texto? Então siga a gente no Facebook e no Instagram para estar sempre por dentro das nossas dicas!