Qual a importância de um plano de estudos para o Enem?

É hora de estudar para o Enem e você ainda não conseguiu se organizar? Ainda não sabe por onde começar? Com um plano de estudos para o Enem, a preparação para o Exame pode ser muito mais fácil!

Quer saber por quê? Confira este post e você verá como um bom plano de estudos ajudará você a se organizar na hora de estudar.

Qual o objetivo de fazer um plano de estudos?

O foco do plano de estudos está no planejamento e na organização. Quando você planeja algo, você consegue criar um meio de otimizar seu tempo e potencializar os seus estudos. Planejamento e organização são as ferramentas essenciais para atingir o objetivo do plano de estudos: ter boas notas no Enem!

O tempo que você usará para criar um planejamento será compensado na forma de estudar. Ou seja, quanto mais você se dedicar a organizar e definir o que será objeto de estudo, maiores serão as chances de você apreender os conteúdos e ter tempo de revisar aquilo que você tem mais dificuldade.

Como fazer um bom plano de estudos?

Para fazer um bom plano de estudo é preciso pensar em alguns detalhes essenciais na rotina do estudante que quer ter uma ótima nota no Enem. Vejamos algumas delas:

1) Reserve um tempo de estudo diário

Estabeleça, de acordo com sua disponibilidade, um período de tempo, todos os dias da semana, para estudar e rever tudo aquilo visto nas aulas. Reserve mais tempo para as matérias que você tem mais dificuldade.

2) Separe os conteúdos em um cronograma

Separe os conteúdos que você já tem um bom conhecimento daqueles que você tem mais dificuldades. Divida o plano de estudos em blocos de 50 minutos e repita, com mais frequência, os conteúdos mais difíceis para você.

3) Estabeleça prioridades

Indique todas as suas prioridades de estudo durante a semana, dedicando-se primeiramente ao mais fácil e, depois, ao mais difícil.

4) Não esqueça dos intervalos de descanso

O ideal é que eles não sejam muito longos para não dispersar por completo, mas que sejam suficientes para relaxar um pouco a cabeça, beber uma água, fazer um lanche.

5) Sempre revise o conteúdo

Crie um caderno de revisão para cada conteúdo e faça mapas mentais para revisar, semanalmente, de maneira rápida, sem deixar acumular os conteúdos.

6) Mantenha o foco

Tente manter-se concentrado no seu plano de estudos e não ‘pular’ nenhum dia. Estabelecer uma rotina de estudos exige disciplina e dedicação, além de treinar a abstenção das redes sociais, do celular e de seus programas preferidos.

7) Faça exercícios de provas anteriores

Para saber como os conteúdos são cobrados nas provas do Enem é fundamental que você refaça as provas antigas e teste, assim, seus conhecimentos. A internet é uma grande aliada para obter estes exercícios.

Quais as vantagens do plano de estudos para o Enem?

Um plano de estudos para o Enem é muito vantajoso, na medida em que a complexidade da prova assim o exige. O Enem é dividido em quatro eixos norteadores, além da redação, que exige treinamento e aperfeiçoamento do estudante.

As áreas de conhecimento ou eixos norteadores cobrados no Enem são Linguagens e Códigos, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Eles podem, inclusive, nortear a criação do plano de estudos para o Enem, da seguinte forma:

  1. Verifique em quais áreas você tem mais facilidade;
  2. Veja no seu cronograma quanto tempo você dedicará para cada uma delas, deixando um tempo maior para as mais difíceis, além do tempo para a Redação;
  3. Separe, em cada conteúdo, aquilo que você acredita precisar de mais atenção e coloque entre suas prioridades;
  4. No mês anterior às provas, use suas anotações para rápidas revisões.
  5. Evite deixar para estudar em cima da hora, isso poderá confundir você e causar ansiedade.

Com o novo formato de aplicação das provas, você poderá criar um plano de revisão para a semana entre uma prova e a outra, mas lembre-se: se você se preparou bem durante o ano, o nervosismo é natural. Reconheça seus limites e capacidades.

Agora que você sabe fazer um bom plano de estudos para o Enem, assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as dicas sobre a prova!