Provas do Enem 2019 devem ser impressas em julho, diz Inep

Em ano de Enem, estudantes costumam ler os jornais e se perguntar: será que pode cair uma questão sobre isso? Os temas de Atualidades devem seguir com relevância, mas os fatos que caem na prova já estão definidos: os cadernos do Enem 2019 serão impressos até 17 de julho.

A informação foi dada por Camilo Mussi, presidente interino do Inep, órgão do MEC responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No dia 2 de julho de 2019, Mussi informou a parlamentares, durante audiência pública, que o cronograma foi antecipado. Os cadernos de provas do Enem 2019, que deveriam ser enviados para desenho e impressão no dia 1º, foram entregues adiantados em 28 de junho.

Troca de gráfica

O presidente interino do Inep foi chamado à Câmara dos Deputados justamente para explicar se o cronograma do Enem 2019 estava de acordo com o planejado. Isso porque em abril houve mudança de gráfica, já que a antiga, que imprimia as provas do Exame desde 2009, decretou falência.

“O cronograma está mantido e a prova está mantida”, assegurou Mussi, segundo informações da Agência Brasil. “Na semana passada, a Polícia Federal esteve na gráfica, como faz todos os anos, (…) verificou a área de diagramação e impressão e deu o OK”, completou.

Sigilo sob pena de punição

Mussi reiterou que todas as pessoas envolvidas na preparação do Enem 2019 assinam termo de sigilo. O documento obriga funcionários do Inep, responsáveis pela elaboração e seleção das questões, e da gráfica, bem como quaisquer outros envolvidos no processo a não vazarem informações.

Caso haja divulgação indevida de dados, o Inep pode buscar punição de acordo com o Código Penal.

Cronograma após a impressão

Pela agenda, as provas do Enem 2019, depois de impressas, começam a sair da gráfica para armazenamento (em local não especificado) a partir de 24 de julho. Em 3 de outubro, segundo o cronograma do Inep, começa a distribuição.

As provas do Enem 2019 estão confirmadas para aplicação nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro domingo, que é o dia da Redação, a prova encerra às 19h. No segundo domingo, dia da Matemática, a prova vai até 18h30, mantendo a ampliação de 30 minutos que foi garantida no ano passado.

Enem 2019 com mais segurança

O presidente interino do Inep ainda reforçou, junto aos deputados federais, as novas medidas de segurança adotadas no Enem 2019. A partir desse ano, por exemplo, qualquer barulho que um eletrônico fizer, mesmo que desligado e no envelope porta-objetos, pode levar à eliminação do(a) candidato(a).

Além disso, os detectores de metal passam a estar presentes em todos os locais de prova. Até então, nem todos tinham a medida de segurança.