Português na Fuvest: Dicas de Literatura, Redação e Gramática

A poucas semanas da Fuvest, é hora de começar a revisar os pontos mais importantes de cada disciplina. Um roteiro rápido com principais tópicos pode ajudar você a eleger quais assuntos merecem uma atenção extra nessa reta final. Neste texto, vamos fazer essa revisão de roteiro com dicas para a prova de Português.

Já falamos em vários posts do Vestibular (e você já deve estar cansado de ler) que a interpretação de texto é extremamente importante em qualquer questão de qualquer disciplina. Na prova de Português, óbvio, essa importância é ainda maior.

Se você acha que a interpretação não é o seu forte, temos uma dica que talvez ajude: ao ler o enunciado, preste atenção nos verbos. Se você sublinhá-los, terá uma percepção mais visual do texto e, consequentemente, vai ter mais facilidade em trabalhar hierarquicamente com as informações.

Dito isso, vamos aos tipos de questões que você vai encontrar na Fuvest. Português é dividido em três partes: Literatura, Redação e Gramática. Veja o que pode aparecer em cada um desses eixos da prova:

Literatura
Para responder às questões de Literatura, lembre-se de que você está lidando com um tipo de arte. Por isso é importante entender o contexto, o autor e a obra que aparece em cada enunciado.

Entender o contexto nada mais é do que localizar o período histórico da obra  e identificar a sua escola literária. Feito isso, veja como o autor trabalha com os elementos característicos da sua escola. Com relação às obras, faça mesma coisa: veja como a história do livro e seus personagens se relacionam com sua respectiva escola.

A prova de Literatura é dividida entre questões sobre as escolas literárias (e aqui nesta página temos vários resumos para você ver se está com tudo fresquinho na cabeça) e as leituras obrigatórias. Neste outro texto publicamos a lista completa dos livros cobrados e os resumos para você fazer uma última revisão.

Redação
Outro tema fundamental da prova de Português, e talvez uma das partes mais essenciais de toda a prova, é a Redação. A Fuvest sempre cobra uma dissertação. Para esse tipo de texto, você precisa defender uma ideia em terceira pessoa, dando sua opinião com argumentos bem fundados.

Assim como em outros vestibulares, você vai ter que fazer uma introdução (para apresentar o tema e a sua ideia), um desenvolvimento (com os dados, informações e citações que expliquem sua tese) e uma conclusão (onde você deve fechar a argumentação de maneira propositiva). Para não se perder no tempo, planeje bem o texto no seu rascunho. Assim, você evita remendos na hora de passar a limpo.

Os temas cobrados na Fuvest sempre são relacionadas a questões humanas e sociais. Costumam ser abrangentes, como a participação política, a relação interpessoal e demais fenômenos sociais. Neste texto nós temos 18 temas atuais que podem servir como base para as suas argumentações.

Gramática
Na Fuvest, as questões de Gramática trazem um texto para ser analisado. A partir de um trecho de uma reportagem ou de um livro, o avaliador cobra assuntos como pontuação, crase, regência verbal e a diferença entre linguagem culta e coloquial. Uma última dica: leia este nosso texto com 14 vocábulos e expressões semelhantes. Sabê-los é importante para não cometer equívocos na redação e podem ajudá-lo em alguma questão de gramática.