Por que ter um plano de estudo é importante?

Muitos estudantes preocupados com o vestibular, Enem ou provas, passam muito tempo com os livros. Alguns dedicam até 15 horas do dia nessa preparação, porém, não é o suficiente para obter um bom resultado. É crucial entender qual é o objetivo principal e focar nessa missão montando um plano de estudo que realmente funcione e traga bons frutos.

Mas, o que é um plano de estudo? É uma ferramenta que auxiliará você a planejar uma rotina de aprendizado. Você definirá quando, como e o que vai estudar — há duas formas de fazer: manualmente ou virtualmente.

 

Lembre-se: para alcançar um objetivo e manter o foco é necessário estabelecer algumas metas. Sem compromissos marcados e regras a serem cumpridas, não se chega a lugar algum, pois a distração acaba atrapalhando.

Um plano de estudos vai ajudar você a gerenciar seu tempo e o que vai estudar em cada momento. Quer saber como criar um perfeito? Vamos aos 5 passos para montar seu cronograma.

1. Faça uma tabela horária de todos os dias da semana

Estabeleça um horário para cada disciplina. Àquela que você tem mais dificuldade, distribua mais tempo. Analise o horário que você tem para se dedicar aos estudos durante o dia e aproveite-o ao máximo e organize sua rotina.

  • Estude todos os dias no mesmo horário, assim você não vai precisar olhar seu cronograma o tempo todo. Uma rotina regular ajuda a manter a concentração;
  • Separe seus horários que serão dedicados a outras atividades do dia;
  • Priorize os horários de descanso, eles serão fundamentais no seu desenvolvimento.

2. Divida as matérias

Existem as matérias que são mais importantes e aquelas que você não precisa priorizar tanto. Portanto faça uma separação: distribua mais tempo para as que possuem mais peso na sua prova, vestibular ou concurso. Quanto às outras, estude, mas não com tanta frequência.

Uma boa dica é dedicar-se 2 horas para as disciplinas que possuem mais peso e 1 hora para as mais comuns — não estude durante muito tempo uma mesma disciplina, seu cérebro prefere uma rotatividade para ficar mais ativo.

3. Aproveite as possibilidades tecnológicas para montar um plano de estudo

Seu plano pode ser feito online também. É uma boa opção para quem deseja ter algo pronto para seguir.

Nos planos de estudo online você terá conteúdos divididos em aulas breves, o que vai manter o seu foco — já que não há tempo para o tédio — e terá, também, um acompanhamento do seu desempenho. Essas são algumas das facilidades que a tecnologia proporciona aos usuários.

Saiba mais sobre essa possibilidade de plano de estudo e escolha o que der mais resultado positivo e eficiência na sua rotina!

4. Escolha os locais ideais

Nada melhor que lugares tranquilos e bem iluminados para estudar, não é mesmo? Opte por diferentes locais de estudo, até porque se torna cansativo ficar em um mesmo ambiente durante várias horas.

O ambiente é essencial para alcançar um bom desempenho. Estude em lugares que ninguém possa incomodar ou interromper sua rotina, como: o próprio quarto, uma biblioteca, uma cafeteria e até mesmo uma praça silenciosa. O importante é que você esteja confortável e com todos os seus materiais de estudo.

5. Faça um acompanhamento do seu desempenho

Seu plano de estudo precisa ser avaliado regularmente, pois é preciso saber se está sendo eficaz no seu progresso. Ele deve ser seguido com muita atenção e cuidado. Lembre-se de que é algo seu, para o seu perfil de estudo, e que está sendo feito para obter resultados bons para seu futuro.

Caso sinta necessidade de mudá-lo, mude. Uma dica importante é não ficar esperando para começar a estudar, e o seu plano ajudará nessa tarefa, pois existirão metas a serem alcançadas.

Para que seu plano seja eficiente e tenha resultados positivos, é preciso que ele seja levado a sério e que você não perca o foco. Criar um plano é muito importante, mas acompanhá-lo e fazer alterações quando necessário é mais importante ainda.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe nas redes sociais para que seus amigos também possam aprender com elas.