Por que temos que beber tanta água durante o dia?

Todo médico e toda notícia sobre saúde falam sobre a importância de ingerir líquidos, em especial água. As recomendações variam de dois a três litros por dia.

Mas para que tanta água? Você com certeza sabe que cerca de 70% do corpo é composto por essa linda molécula H2O. E para onde ela vai, que temos que repor?

Prepare-se para o Enem 2019!

Receba aulas, dicas e temas de redação para a próxima prova

* preenchimento obrigatório
 

Plano de Estudos para o Enem 2019

Saiba o que estudar a cada semana em uma agenda organizada e fácil de usar. Mais fácil que isso, só a agenda do tempo de colégio 😉 Veja o cronograma

 

A relação de ingestão e eliminação de água do organismo tem tudo a ver com as funções que esse composto inorgânico desempenha nas funções corporais. Confira quais são neste post.

Para onde vai a água?

Uma das mais importantes é a eliminação de resíduos.

Todo mundo sabe que a urina é líquida e composta majoritariamente (95%) de água. Por esse processo o corpo elimina várias substâncias tóxicas. É, com elas, um bocado de água que depois vai fazer falta.

>> Confira a aula grátis de Biologia sobre a água

Outra função da água é a regulação da temperatura corporal. Isso dá, em especial, pelo suor. E o suor, você também já sabe, é composto basicamente de água. No Verão e quando praticamos exercícios – ou quando corremos para não perder o ônibus, por exemplo -, eliminamos mais uma parte da água, reforçando a necessidade de ingerir esse líquido regularmente.

Não é assinante?

Estude com a gente!

Transporte de substâncias

Assim como quando a água carrega par fora do corpo, na urina, substâncias tóxicas, ela também carrega dentro do organismo as substâncias essenciais à nutrição das células. O transporte é outra das funções da água.

No sangue, a água é um dos compostos do plasma, que ajuda a levar oxigênio, sais minerais e nutrientes para as células. Claro que é pelo mesmo lugar que, depois de usar essas substâncias, as células mandam o “lixo” para ser levado embora também pelo sangue.

Solução e proteção

A água ainda é responsável por duas outras funções. Ela é o principal solvente do organismo, que viabiliza algumas condições para que reações importantes aconteçam.

Por fim, a água compõe líquidos que protegem nossos órgãos. No crânio, por exemplo, a meninge evita que qualquer “sacolejo” mais forte danifique o cérebro. No útero, compõe o líquido amniótico, que funciona do mesmo modo para proteger o bebê. Sem falar nos líquidos que evitam que os ossos se desgastem pelo contato direto uns com os outros nas articulações.

Agora que você já sabe quais as funções da água, dá para entender por que ela é tão importante para nossa sobrevivência, não é? Então vamos ser sustentáveis e também cuidar da saúde ingerindo muitos líquidos 😉

Assine nosso Curso Completo

Opções de pagamento no cartão de crédito ou no boleto, em até 12x! Experimentar 7 dias