Por que os faquires não se machucam com os pregos?

Os faquires são pessoas que realizam feitos de resistência, como engolir espadas, andar sobre o fogo ou passar longos períodos deitados ou sentados em camas de pregos organizados com as pontas para cima. Você já deve ter visto algum deles em uma dessas camas – se não viu na vida real, certamente já viu em desenho animado – e talvez já tenha se perguntado como eles conseguem essa proeza.

E a pergunta é exatamente essa: Como eles conseguem se manter por um longo período sobre pregos pontiagudos sem se machucar? Os faquires costumam dizer que resistem à dor e evitam as lesões através de um intenso trabalho de meditação e controle mental, mas a Física prova que não é bem esse o segredo que eles escondem…

 
PUBLICIDADE


 

A pressão exercida sobre um corpo pode ser calculada dividindo-se a força aplicada sobre esse corpo pela área de contato entre os corpos, ou seja, P = F/A. Se tentasse apoiar todo o seu peso sobre um único prego (ou mesmo sobre poucos pregos), o faquir certamente se machucaria, pois a pressão exercida pelo corpo sobre o prego seria equivalente à sua força peso (força aplicada sobre o prego) dividida pela área de contato, que seria mínima, já que cada prego teria apenas uma pontinha em contato com o corpo humano.

Contudo, o faquir se deita sobre o maior número possível de pregos, aumentando consideravelmente a área de contato, que, como visto, é inversamente proporcional à pressão. Assim, a pressão total exercida pelo corpo do faquir sobre o conjunto de pregos (e, consequentemente, sobre cada prego individualmente) acaba sendo mínima, insuficiente para provocar qualquer lesão.

Para garantir que desde o início a pressão será mínima, os faquires deitam o corpo todo de uma vez sobre a cama de pregos, pois se apoiassem apenas parte do corpo para se ajeitar (como costumamos fazer ao deitar em uma cama convencional) eles já seriam perfurados nesse início e sequer conseguiriam se deitar completamente.


Leia também:

> Por que os ratos são os animais mais utilizados como cobaias?
> Por que o pum é fedido?
> Afinal, por que os dentes de leite caem?

Assine nosso Curso Completo

Opções de pagamento no cartão de crédito ou no boleto, em até 12x! Experimentar 7 dias