Por que as peças de prata perdem o brilho e ficam escuras?

Você já percebeu que joias e mesmo peças de decoração, que não entram em contato com a pele, quando feitas de prata, logo perdem o brilho e se tornam escuras? Ao contrário do que muita gente pensa, isso não é um defeito, e sim um certificado de autenticidade, ou seja, se escureceu, a peça deve ser de prata sim!

Ao entrar em contato com o oxigênio contido na atmosfera, a prata sofre oxidação, formando uma camada de óxido de prata na superfície do objeto. É essa camada de óxido de prata que tem coloração escura e tira o brilho da peça.

 

Como a oxidação resulta do contato da prata com o próprio ar, mesmo os objetos que não entram em contato com a pele acabam escurecendo. A diferença é que, quando a peça é frequentemente utilizada, outros fatores podem contribuir para acelerar o processo de escurecimento, como o contato com perfume ou até mesmo com o ácido úrico produzido pelo organismo.

Mas não se preocupe, a peça escurecida não estraga e nem perde valor. Isso porque a camada de óxido de prata que se forma pode ser facilmente removida com produtos específicos de limpeza.


Leita também:

> Por que os líquidos borbulham ao ferver?
> Por que o cozimento é mais rápido na panela de pressão?