Os 5 conteúdos de Química que mais caem na Fuvest

Seguimos nossa maratona de revisões para o vestibular da Fuvest 2016, que ocorre no próximo domingo, dia 29 de novembro. Neste texto, vamos falar sobre os assuntos que têm grandes chances de aparecer na prova Química.

Para isso, usamos como base três parâmetros: 1) o perfil do exame, 2) os assuntos que mais caem e 3) as tendências de conteúdos para este ano.

Mais revisões para a Fuvest
> História: 8 assuntos cobrados pela Fuvest
> Matemática: 5 assuntos que você precisa revisar

Em geral, os avaliadores fazem uma prova bastante interpretativa. Comparada a outros vestibulares, a Fuvest cobra poucas questões com cálculos em Química – e, quando cobra, o faz de uma forma fácil.

Se você está relativamente seguro na matéria, este texto é um ótimo roteiro para revisar os 5 assuntos que tem grandes chances de aparecer. São eles:

1) Cálculos estequiométricos

A verdade é que os cálculos estequiométricos caem em qualquer prova de Química. Por isso, é imprescindível saber como se faz reações químicas e, principalmente, como executar o cálculo. Para a Fuvest, vale lembrar também as equações com rendimento, balanceamento e cálculos de excesso, que são os temas preferidos deste vestibular. Você encontra tudo isso, óbvio, no nosso resumo sobre cálculos estequiométricos.

2) Forças intermoleculares

As interações entre moléculas, também conhecidas como forças intermoleculares, aparecem – e muito! – na Fuvest. Lembrem-se das forças de Van Der Walls e das suas subespécies: a força dipolo-dipolo (que liga o polo positivo de uma molécula ao polo negativo de outra) e a força dipolo-induzido, existente em quase todos os outros tipos de interação molecular.

As ligações de hidrogênio, que são aquelas inter-relações de dipolo-diplo muito intensas, volta e meia estão em alguma questão do vestibular da USP. Ainda sobre este tópico, nunca esqueça que o polar dissolve o polar, e que o apolar dissolve o apolar. Nosso resumo sobre forças intermoleculares está aqui.

3) Atomística

As questões de atomística da Fuvest geralmente são simples e interpretativas. Relacionam os modelos atômicos, os tipos de ligações e a tabela periódica. Além de saber a matéria, que está todinha na nossa apostila sobre atomística, você precisa prestar atenção no enunciado. Muitas vezes o texto é extenso, e informações pontuais ajudam a responder toda a questão.

4) Química orgânica

Química orgânica é o assunto que mais tem aparecido na Fuvest nos últimos anos. É preciso saber reconhecer as funções orgânicas, principalmente as mais clássicas: álcoois, ácidos carboxílicos e, sobretudo, os ésteres. A reação de esterificação, que é a junção de um ácido carboxílico com um álcool gerando éster mais água, cai muito.

Outra coisa interessante é o fato de que as questões de química orgânica, que ocupam boa parte da prova, costumam se relacionar com vários tópicos da química, como a tabela periódica, os cálculos estequiométricos e as ligações químicas.

5) Cinética e equilíbrio químico

Por último, mas não menos importante, não saia de casa sem saber como se faz um cálculo de cinética, como se reconhece um equilíbrio de uma reação e como ocorre o deslocamento de equilíbrio. São questões teóricas que se juntam ao cálculo e pedem para solucionar a reação. Geralmente, não tem mistério.

Dito isso, mãos à prova! 😉