Como se mede o Índice de Desenvolvimento Humano?

Aqui no Vestibular.com.br já explicamos por que você deve entender de direitos humanos para fazer uma boa redação. Nesse texto do link falamos que, apesar de ser um conceito difuso, os direitos humanos indicam qual é a estrutura mínima que uma região precisa ter para que se garanta uma vida com dignidade.

Há muitos dados que podem indicar se um país está avançado ou não em relação aos direitos humanos. Um dos mais importantes é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que mostra quais são os países onde o ser humano tem as melhores condições para viver.

Cálculo do IDH

O IDH é medido anualmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1990. Quem organiza o ranking é um órgão dentro da ONU, o PNUD. Se você quiser saber mais sobre o que faz esse órgão, este texto explica direitinho quais são as suas atribuições.

O principal objetivo do indicador é levar a análise do desenvolvimento para além do ponto de vista econômico, ou seja, se o país é rico ou não. O IDH é uma forma de passar a olhar também como as políticas públicas afetam positivamente a vida das pessoas.

O cálculo IDH leva em conta três fatores:

1) Expectativa de vida

Expectativa de vida é o número médio de anos que as pessoas nascidas em um mesmo período e em uma determinada região pode viver. Segundo dados do IBGE, em 2014 a expectativa de vida ao nascer no Brasil era de 75,2 anos. Veja no gráfico abaixo a evolução da expectativa de vida nos continentes mais pobres em comparação com os mais desenvolvidos nos últimos 40 anos:

 

2) Acesso ao conhecimento

Esse fator leva em consideração qual a média de anos de escolaridade da população e a taxa de alfabetização. Na América, o Brasil ocupa a nona posição de acordo com o relatório da ONU de 2013:

 

3) Padrão de vida

O padrão de vida é a relação entre o PIB de um país (ou seja, toda a riqueza que uma nação acumula em um ano) pela quantidade de pessoas. É chamada pelos economistas de renda per capita. Confira a tabela quais são os países com os maiores valores:

 

Agora que você já sabe quais são os critérios que medem o IDH, dê uma olhada nos índices do último relatório da ONU, publicado em 2013, sobe o desenvolvimento humano em cada país. Você vai perceber que há muito o que ser feito no Brasil para que possamos alcançar os índices de nações desenvolvidas. Confira: