O que é mais eficiente para resfriar bebidas: gelo a 0ºC ou água a 0ºC?

Quem nunca passou por aquela discussão, na hora da festa de família ou dos amigos, sobre qual a melhor forma de gelar as bebidas no isopor? Uns querem colocar gelo, outros dizem que deve ser água gelada, e ainda tem que sugira misturar os dois.

Mas afinal, qual o melhor? E, se isso cair na prova, qual a explicação de como isso funciona? Acompanhe o post que a gente conta!

 

Transferência de calor

Como você já deve ter visto em nossa aula sobre Calorimetria, quando dois corpos com temperaturas distintas são colocados em contato, o corpo mais quente se resfria e o corpo mais frio se esquenta, podendo ocorrer até mesmo uma mudança de estado físico em algum deles ou em ambos.

Esse processo persiste até que os corpos em contato atinjam a mesma temperatura, ou seja, até que eles alcancem o equilíbrio térmico, o que ocorre através da transferência de energia térmica do corpo mais quente para o corpo mais frio na forma de calor.

Portanto, quando a garrafa de uma bebida qualquer (com temperatura superior a zero) é colocada em contato com gelo a 0ºC ou com água a 0ºC, a bebida transfere calor ao gelo ou à água até que o equilíbrio térmico seja alcançado. Isso significa que a bebida perderá calor em ambos os casos, ficando gelada.

Mas o resultado final dessa transferência de calor será diferente para cada composto envolvido nessa situação. A bebida esfria, como já vimos, e o resto?

Calor latente e sensível

Ao receber calor, a água do isopor, que já se encontra no estado líquido, começa a aumentar sua temperatura (e a bebida, consequentemente, a diminuir a sua), até que ambas as substâncias alcancem o equilíbrio térmico. Neste exemplo, isso significa até que atinjam a mesma temperatura.

Já com o gelo o processo é um pouco mais complexo. Inicialmente, o gelo gastará a energia térmica recebida da água (que está mais quente) para mudar de estado físico, ou seja, para passar do estado sólido para o estado líquido – derreter. Durante esse processo, o gelo continuará a 0ºC. Somente depois de todo o gelo se tornar água a 0ºC é que a temperatura começará a subir.

Isso significa que, se a água ou o gelo estiverem a 0°C, qualquer um dos dois vai resfriar as bebidas, pois ambos vão retirar o calor da bebida.

Na comparação entre água e gelo a 0ºC, o gelo é melhor. Isso porque, até alcançar o equilíbrio térmico, o gelo retirará da bebida uma quantidade maior de calor, motivo pelo qual ele se mostra mais eficiente para resfriar a bebida.