O que é e como fazer uma dissertação-argumentativa?

O texto dissertativo-argumentativo é o mais pedido nas provas de vestibulares, concursos e também no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Mas você sabe realmente no que consiste esse gênero textual? Sabe quais são as principais características deste formato? É capaz de estruturar um raciocínio coerente dentro do que foi pedido no tema?

Correção de Redação +
Curso Completo

Assine o pacote Anual por 12x R$ 9,90 e ganhe duas correções de redação por mês!

Experimentar 7 dias

 

Ainda não? Tudo bem, não se preocupe. A partir de agora você vai conferir uma série de dicas para aprender tudo sobre a dissertação-argumentativa e como desenvolver corretamente um texto na hora da prova.

Quais as características da dissertação-argumentativa?

Na dissertação-argumentativa predomina a apresentação de um raciocínio, a defesa de ideias, pontos de vista ou até mesmo questionamentos sobre um determinado assunto.

Ou seja, para produzir um bom texto nessa categoria, o candidato deve conhecer o tema proposto para conseguir apresentar aos corretores um argumento convincente. Além disso, é essencial que as ideias sejam bem organizadas para não prejudicar a transmissão da mensagem.

No vídeo abaixo, a professora Luísa dá uma ótima aula sobre como deve ser feita na prática essa defesa de ideias em texto:

Gostou da aula? Então confira todas as aulas de Redação do nosso Cursinho Online aqui:

>> Aulas de Redação
>> Ganhe 7 dias grátis do nosso Cursinho Online

Como organizar a estrutura desse tipo de texto?

A estrutura de um texto dissertativo-argumentativo apresenta três partes primordiais: introdução, desenvolvimento ou argumentação e conclusão.

A introdução

É a abertura do texto. Então, em poucas palavras, você precisa contextualizar o tema e preparar o leitor para os argumentos que serão apresentados posteriormente. Temos um texto bem bacana com ideias de como começar a redação.

O desenvolvimento ou a argumentação

Como os nomes sugerem, o candidato deve desenvolver o tema proposto de forma a convencer o leitor a respeito dos posicionamentos que foram elencados na introdução. Você pode entrar no assunto com expressões como “Com relação a…”, “Quanto a…” e “Acerca de…”.

Lembre-se: é essencial defender coerentemente cada uma das ideias listadas para que seu texto não fique com buracos. Ou seja, só fale sobre aquilo que poderá argumentar ao longo da redação. É melhor falar menos e com mais propriedade do que tentar falar mais e não conseguir desenvolver o tema. Coesão também é essencial.


Acesse o Blog do Enem .

Mais dicas no Blog do Enem

Conheça o passo-a-passo em seis perguntas para você fazer uma redação nota mil!


A conclusão

Para finalizar, você deve sintetizar as ideias expostas, reafirmando o tema e fazendo as observações finais. Você pode utilizar “Sendo assim, …”, “Percebe-se, então, …” e “Os dados sugerem, portanto, …” como forma de iniciar o parágrafo de conclusão. Não esqueça de propor intervenções, ou seja, dar ideias de como o problema pode ser resolvido. É importante dar detalhes, como quem vai fazer a ação ou qual o efeito que se espera dela.

Uma aula ótima para você aprender mais sobre a organização desse tipo de texto é esta sobre a estrutura do parágrafo.

Como se preparar para esse tipo de redação?

Leia muito! Essa é a melhor forma de melhorar o vocabulário e, consequentemente, a escrita, não só para a redação dissertativa-argumentativa, mas também para a prova como um todo.

Também é importante ficar por dentro das últimas notícias, pesquisar sobre elas e discutir os assuntos para se aprofundar e conseguir enxergar outros pontos de vista. Assim, você terá facilidade em treinar temas para se preparar. Como você sabe, temos várias aulas de atualidades no nosso Cursinho Online. 😉

O que fazer na hora da prova?

Mesmo que você manifeste sua real opinião acerca do tema proposto, a redação nunca deve ser escrita em primeira pessoa. Por isso, é importante manter o distanciamento, evitando expressões como “Eu acho que…” ou “Na minha opinião…”.

Fora isso, é sempre bom lembrar alguns pontos básicos, que servem para qualquer tipo de texto durante vestibulares ou concursos:

  • não utilize palavras de baixo calão ou informações que possam ferir princípios básicos dos direitos humanos;
  • não use gírias, provérbios ou ditados populares;
  • respeite o número de linhas indicados;
  • fique atento ao tempo disponível para planejar seu texto corretamente;
  • faça uma revisão antes de entregar para conferir se sua redação está dentro do proposto e se está coerente.

Viu só? Desenvolver uma dissertação-argumentativa não é um bicho de sete cabeças. Seguindo essas dicas você estará preparado para tratar sobre qualquer tema nesse formato.

>> Quer praticar? Escolha um dos nossos Temas de Redação e mande seu texto para a gente!

Agora é só pegar lápis e papel para treinar! E não esqueça de compartilhar esse post nas redes sociais.

Assine nosso Curso Completo

Opções de pagamento no cartão de crédito ou no boleto, em até 12x! Experimentar 7 dias