Não tem dinheiro para pagar cursinho? Saiba como estudar sozinho

Sabemos que os cursos preparatórios dão um suporte muito importante durante toda a caminhada do vestibulando, mas que nem sempre cabem no orçamento. Se esse não é um caminho viável para você, saiba que existem outras formas de potencializar o seu aprendizado e estudar sozinho sem perder a qualidade.

Veja dicas para fazer a trilha da sua aprovação por conta própria!

 
PUBLICIDADE


Antes de começar, desenvolva um bom plano de estudos

O passo inicial é desenvolver um cronograma de estudos adequado. Portanto, estabeleça metas realistas e divida suas horas diárias de estudo de forma que consiga alcançá-las. Separe e organize os materiais que usará (livros, provas, sites etc.), assim você não perderá tempo procurando quando precisar consultá-los.

Preestabeleça horários fixos para estudar. Apesar de não existir uma quantidade ideal de horas a serem investidas, é importante que você consiga criar uma rotina e que evite marcar outros compromissos nos seus horários de estudo.

Calcule o tempo necessário para cada disciplina e distribua o conteúdo equilibradamente de acordo com o tempo que tem disponível, sempre se lembrando de deixar tudo organizado em um calendário!

O Vestibular.com.br tem planos de estudos que ajudam você a se organizar. Você pode se basear na estrutura de conteúdos e adaptá-la a sua realidade. Confira:

>> Plano de Estudos para Enem e vestibulares

Faça resumos e anotações

Uma técnica bastante usada e que produz efeitos valiosos é o resumo. Ao resumir um conteúdo você é obrigado a refletir sobre ele, buscar os conceitos principais e, consequentemente, assimilá-lo melhor. Fazer pequenas anotações com palavras-chave, dicas e informações adicionais também pode ajudar na hora da revisão. Uma sugestão é usar os mapas mentais para ajudar.

Teste métodos diferentes de resumo e descubra qual é o mais útil para você. Uma dica interessante para melhorar a memorização, por exemplo, é o uso de acrônimos: palavras ou expressões formadas pela primeira letra ou sílaba e dois ou mais vocábulos. Temos um macete de Biologia para você aprender como faz 😉

Não é assinante?

Estude com a gente!

Pratique por meio de exercícios e provas anteriores

Outra forma eficaz para estudar sozinho, comprovada por pesquisas mundo afora, é a prática contínua de exercícios. Sempre que terminar de estudar um conteúdo, faça exercícios básicos e já revise imediatamente aqueles nos quais tiver dificuldade.

Faça seus próprios simulados, buscando provas de edições anteriores dos vestibulares que prestará e resolvendo-as de acordo com as condições que terá no dia da prova oficial: cronometre o tempo adequado e use somente os materiais permitidos. Se você vai fazer Enem, nós já temas as provas anteriores disponíveis para download!

Aproveite o conteúdo gratuito disponível na internet

Além dos cursos online, que oferecem ótimo custo-benefício, ainda existe uma enorme quantidade de conteúdo gratuito disponível na internet, de videoaulas a livros didáticos e apostilas de excelente qualidade. Faça buscas em sites confiáveis e aproveite as diferentes formas de aprender, você certamente encontrará jogos, livros literários, resumos, filmes, dicas e muito mais.

Faça revisões ao final de cada sessão de estudos

Você terá muitos assuntos diferentes para estudar, alguns mais fáceis e outros bem mais complexos. Para evitar confusões com conceitos importantes e se prevenir do famoso “branco” na hora da prova, revise os conteúdos pelos quais já passou. Aqui os seus resumos e anotações serão muito úteis!

E agora, pronto para estudar sozinho para o vestibular? Se precisar de uma motivação extra, procure depoimentos na internet ou peça dicas a amigos e professores. Essas fontes podem ter informações de caminhos importantes, ainda não tão conhecidos e que poderão te auxiliar muito nas dúvidas. O resultado da prova depende muito do que você fará no momento de preparação, por isso, coloque em prática as dicas acima e faça com que se tornem parte da sua rotina!

Quer saber mais? Esse e outros assuntos estão sempre em pauta aqui no Vestibular.com.br, assine a newsletter e receba sempre nossas novidades!

Assine nosso Curso Completo

Opções de pagamento no cartão de crédito ou no boleto, em até 12x! Experimentar 7 dias