Memorize o nome dos governadores gerais do Brasil Colônia

Diante do fracasso do sistema de capitanias hereditárias, Portugal se viu obrigado a criar um novo sistema que promovesse maior centralização do governo e da administração pública no Brasil. Foi então que, no ano de 1548, foi criado o Governo Geral, que provocou a redução dos poderes políticos dos donatários.

Embora tenha perdurado oficialmente até o ano de 1808, quando a família real chegou ao Brasil, o Governo Geral conseguiu manter o poder efetivamente centralizado apenas nos primeiros anos. Em 1572 já houve a primeira divisão do país em dois governos gerais, e a partir daí ocorreram outras divisões, reunificações, transferência de sede do governo e alterações nas divisões entre os estados.

 

Nessa primeira fase (1548-1572), três governadores gerais assumiram o poder: Tomé de Sousa, Duarte da Costa e Mem de Sá. Para não esquecer o nome dessas figuras tão importantes para a história do Brasil colonial e a ordem em que elas assumiram o poder, memorize a seguinte frase:

Todo Doido Morde.

  • Tomé de Sousa
  • Duarte da Costa
  • Mem de Sá

E para saber mais sobre o Governo Geral, clique aqui e leia a nossa revisão sobre a organização político-administrativa do Brasil Colônia.


Leia também:

> Luzes, câmera, aprovação! Conheça os filmes que podem ajudá-lo a aprender História
> Nordeste: Decore a ordem dos estados no mapa e o nome das capitais