Mecânica na Física: o que você precisa lembrar no Enem

Toque a ponta do nariz com o dedo indicador. Parece uma instrução bizarra, não é? Mas o fato é que você sabe onde está o nariz, onde está o dedo, assim como sabe o que deve ser feito para que eles se encontrem.

Essencialmente, a Mecânica da Física vai lidar com o movimento dos corpos. Antes de partir para os conceitos mais complexos da Cinemática, é preciso ter bastante clareza sobre o que é um corpo e o que é considerado movimento.

Prepare-se para o Enem 2019!

Receba aulas, dicas e temas de redação para a próxima prova

* preenchimento obrigatório
 

Plano de Estudos para o Enem 2019

Saiba o que estudar a cada semana em uma agenda organizada e fácil de usar. Mais fácil que isso, só a agenda do tempo de colégio 😉 Veja o cronograma

Corpo na Física

Seu corpo, desnecessário dizer, é um corpo. Mas o “corpo” da Física é qualquer coisa que tem massa e ocupa lugar no espaço.

Aqui, nesse conceito super básico, já entra a pegadinha mais antiga da face da Terra: massa não é a mesma coisa que peso. Não da Física pelo menos.

A massa é uma grandeza escalar, ou seja, é só um número – ou uma letra, se você estiver olhando uma fórmula. O peso, por sua vez, é uma grandeza vetorial, ou seja, é uma letra “com flechinha” na representação em fórmula. Em termos técnicos, vetorial significa que tem módulo (valor), direção e sentido.

É dessa distinção que vem a também clássica piadinha sobre a pessoa ficar mais magra na Lua. Enquanto força, o peso é o produto da massa pela gravidade. No satélite terrestre, a gravidade é cerca de 6 vezes menor do que aqui no planeta, e por isso a pessoa vê um número bem inferior na balança. Mas atenção: como a massa não muda, ou seja, a pessoa não emagrece.

Não é assinante?

Estude com a gente!

Movimentos

Em termos de movimento, as provas têm cada vez mais cobrado o entendimento conceitual. As contas deixaram de ser centrais e começam a dar espaço a proposições mais teóricas – afinal, entendida a teoria, basta usar a fórmula para o cálculo.

Corpos em movimento são aqueles que mudam de lugar ao longo de um período de tempo determinado. Esse deslocamento é realizado com uma velocidade, que pode ser constante ou não, e desenha uma trajetória.

Se você levanta da cama e vai até o sofá, houve deslocamento. Você pode andar mais rápido ou mais devagar, pode fazer uma parada na cozinha antes, pode andar em linha reta ou zigue-zague. Tudo isso pode interferir na hora da conta, na prova, então é preciso estar atento aos detalhes do movimento de que trata a questão.

Quando você ouvir falar em movimentos, duas perguntas devem sempre vir à sua cabeça:

1. Esse corpo estão se movendo para onde?

É importante observar se a linha é reta ou curva, horizontal ou vertical. Isso vai indicar quais forças podem estar interagindo com esse corpo (e demais corpos) durante o movimento. É dessa trajetória que vêm os nomes Movimento Retilíneo e Movimento Circular.

2. Esse movimento é sempre igual ou está (des)acelerando em algum ponto?

A constância da velocidade, ou a mudança dela ao longo do tempo, vão determinar se há aceleração. É a aceleração que vai determinar se um movimento é retilíneo/circular Uniforme (MRU e MCU) ou se é variado (MRUV e MCUV).

Não é assinante?

Estude com a gente!

 

A principal distinção entre esses dois movimentos, na prova, costuma ter a ver, se não com a própria aceleração, com a distância percorrida. Por isso, vale revisar conceitos de variação e de deslocamento.

Entender a lógica do corpo e dos movimentos é o primeiro passo para transformar a Física de cão infernal de três cabeças em um filhotinho fofinho que você consegue segurar na palma da mão 😉

Mesmo que demore um pouco mais para pegar o raciocínio, vale a pena investir esse tempo antes de avançar. Associar os nomes difíceis com coisas e situações do cotidiano pode ajudar bastante quem tem mais dificuldade a ver uma aplicabilidade dos conceitos.

Curtiu essa dica? Acompanhe nosso blog e siga a gente no Facebook e no Instagram para ficar sempre por dentro de macetes e novidades!

Assine nosso Curso Completo

Opções de pagamento no cartão de crédito ou no boleto, em até 12x! Experimentar 7 dias