Matemática no Enem: 4 coisas para você revisar

As questões que aprendemos nas aulas de matemática vão aparecer no Enem dentro da prova de Matemática e suas Tecnologias. Assim como em boa parte do exame, os enunciados vão trazer situações da disciplina aplicadas no cotidiano, com contextualização.

Prepare-se para o Enem 2019!

Receba aulas, dicas e temas de redação para a próxima prova

* preenchimento obrigatório
 

Plano de Estudos para o Enem 2019

Saiba o que estudar a cada semana em uma agenda organizada e fácil de usar. Mais fácil que isso, só a agenda do tempo de colégio 😉 Veja o cronograma

1) Funções

As questões que exigem conhecimento sobre funções não costumam deixar claro no texto que se trata de uma questão sobre o assunto. É provável que seja proposta uma situação que precisa ser traduzida em uma função. Uma tabela mostrando a progressão de um número conforme se altera uma variável é uma forma clássica de se cobrar funções de primeiro grau. Outra forma interessante de cobrar é como esta questão da prova de 2012, que exige interpretação de gráficos:

matemática no enem

 

O enunciado costuma trazer a fórmula da função quando trata-se de uma equação de segundo grau. Isso exige conhecimento sobre o posicionamento no gráfico (lembre que quando o número que multiplica o x2 é positivo, o gráfico fica apontado para cima; e o número que não multiplica por nenhuma variável é o lugar onde o gráfico cruza o eixo y).

Se você ainda tem dúvidas nessa matéria, dê uma olhada neste resumo que explica toda a base do conteúdo.

2) Geometria

Para você se sair bem nas questões de geometria, a dica é dar uma boa revisada na parte de volume de sólidos, que é quando se calcula a capacidade de determinado recipiente. Lembre-se do cilindro, do cone, do prisma e da pirâmide. Eles são divididos em dois grupos: os de base paralelas (cilindro e prisma) e os de apenas uma base (cone e pirâmide). No primeiro caso, basta multiplicar a base pela altura para encontrar o volume. Para cones e pirâmides, pegue o resultado dessa multiplicação e divida por três.

Um exemplo de questão clássica de geometria é esta abaixo, que caiu na prova de 2012

Imagem da questão número 179 da prova Azul de Matemática no Enem 2012

Conversões entre unidades e volumes também devem estar frescas na memória. É importantíssimo você saber como converter o metro cúbico em litros. Tome nota: cada metro cúbico corresponde a mil litros, e cada decímetro cúbico equivale a um litro.

Não é assinante?

Estude com a gente!

3) Aritmética

Para os conteúdos de aritmética, existem três tipos de questões para as quais você deve estar preparado:  estatísticagrandezas proporcionais e porcentagem. Para estatística, confira se os conceitos de média aritméticamediana moda estão claros. Abaixo, uma questão da prova de 2012 que ilustra o tipo de enunciado que você pode encontrar sobre esses pontos:

matemática no enem

Sobre grandezas proporcionais, é comum aparecerem questões que envolvam relações diretamente e indiretamente proporcionais. Muitas vezes o domínio da regra de três já basta. Já com relação à porcentagem, o enunciado costuma trazer assuntos relacionados a matemática financeira, como a relação com juros, dividendos e análise de parte de um montante.

4) Probabilidade e análise combinatória

Dê uma atenção especial às questões de probabilidade e análise combinatória. Enunciados que começam com “de quantas maneiras” ou “de quantas formas possíveis”, que tentam enumerar objetos ou possibilidades devem ser feitas pela lógica da combinatória. Para questões de probabilidade, revise a diferença entre a probabilidade condicional e a probabilidade de eventos simultâneos.

Mais do que qualquer outra disciplina, as questões de matemática, quando feitas repetitivamente, podem deixar você mais preparado para a prova. Por isso não hesite em aproveitar esses últimos dias para resolver as questões das últimas edições do Enem. É puxado, mas o resultado vale a pena 😉

Assine nosso Curso Completo

Opções de pagamento no cartão de crédito ou no boleto, em até 12x! Experimentar 7 dias