Mais de 1,6 milhão de estudantes faltaram às provas do Enem

Ao todo, mais de 5,5 milhões de estudantes se inscreveram para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, mas 29,2% não apareceu para o segundo domingo do Enem 2018. O Inep, órgão do MEC responsável pela aplicação da prova, registrou 1.610.681 ausências no dia 11 de novembro.

Por sua vez, o primeiro domingo de aplicações, dia 4 de novembro, registrou o menor índice de ausentes desde 2009: 24,9%, ou um total de 1,3 milhão de pessoas. Os dados referentes ao conjunto dos dois dias de provas ainda não foram divulgados.

Prepare-se para o Enem 2019!

Receba aulas, dicas e temas de redação para a próxima prova

* preenchimento obrigatório
 

Plano de Estudos para o Enem 2019

Saiba o que estudar a cada semana em uma agenda organizada e fácil de usar. Mais fácil que isso, só a agenda do tempo de colégio 😉 Veja o cronograma

Justificativa e ocorrências

Quem faltou a um dos dias da prova deve justificar a ausência. O processo é necessário especialmente para quem recebeu isenção da inscrição. Não fazer a justificativa pode afetar no próximo Enem que a(o) estudante tentar fazer.

Alunas e alunos que se sentiram prejudicados por algum acontecimento durante as duas aplicações também podem registrar a ocorrência. De 12 a 19, é possível informar sobre ocorrências através da página do candidato, no site oficial do Enem.

Eliminados

Um total de 137 candidatos foram eliminados neste ano. Dos 71 do primeiro domingo, 67 descumpriram de regras do edital, dois foram eliminados por uso de ponto eletrônico e dois por “problemas após revista no detector de metal”, segundo o Inep. No segundo domingo, de 66 eliminações, 64 foram por descumprimento do edital, um por problemas na revista do detector, e mais um por recusa de coleta de dado biométrico.

O primeiro domingo registrou 87 casos de interrupção de energia elétrica, dois dos quais tiveram a prova interrompida, nas cidades de Porto Nacional (TO) e Franca (SP). Essas provas serão reaplicadas com o Enem PPL (Pessoas Privadas de Liberdade), dias 11 e 12 de dezembro. Os segundo domingo registrou 88 emergências médicas.

Não é assinante?

Estude com a gente!

Horário de Verão

O Enem 2018 começou justamente no domingo de mudança do horário de verão. Inicialmente previsto para a madrugada de 21-22 de outubro, a troca foi adiada em função do segundo turno das eleições. De sábado, dia 3, para domingo, dia 4 de novembro, os relógios foram adiantados uma hora.

Segundo a presidente do Inep, Maria Inês Fini, a organização da prova fez intensa campanha para alertar candidatas e candidatas em relação aos horários do Enem. O resultado foi alcançado, na avaliação de Fini.

Gabaritos e notas

Segundo o Inep, os gabaritos do Enem 2018 serão divulgados no dia 14 de novembro, quarta-feira. Os cadernos de questões também serão disponibilizados no mesmo dia no site do Enem e no app oficial.

Os resultados das provas está programado para o dia 18 de janeiro. O cronograma do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), processo que usa a nota do Enem para o ingresso em universidade públicas, ainda não foi divulgado.

A nota do Enem ainda pode ser usada para que futuras e futuros universitários consigam bolsas de estudos para instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também utiliza o desempenho no Enem como critério.

Assine nosso Curso Completo

Opções de pagamento no cartão de crédito ou no boleto, em até 12x! Experimentar 7 dias