Conheça os filmes que podem ajudar você a aprender História

Nós acreditamos muito no poder do vídeo. Gravamos aulas todos os dias sabendo que a imagem é uma mídia poderosa, capaz de ensinar o que for preciso para nossos alunos. Aliás, se você ainda não assistiu às nossas aulas, convidamos você para dar uma conferida agora. Mas não são apenas as videoaulas que ensinam coisas legais para os estudantes. Quando você termina de estudar, o cinema pode seguir com uma extensão da sua preparação para a prova.

O YouTube, o Netflix ou qualquer outro repositório de filmes são ótimas fontes de estudo. Na seção dos “clássicos” você encontra alguns títulos como “Spartacus” e “Danton” – esses filmes, e também outros mais atuais, podem se tornar importantes aliados na hora de resolver as questões das provas, principalmente de História.

 

Portanto, depois de passar algumas horas prestando atenção no professor, vale a pena dar uma conferida nas produções sobre determinados temas. Se a aula de hoje foi sobre os processos de independência na época do neo-colonialismo, por exemplo, você não pode deixar de assistir ao filme “Gandhi”, que narra as atitudes do líder indiano para implantar a chamada “resistência pacífica”, que finalmente levou a Índia à separação do domínio inglês.

Outros filmes, embora fictícios, podem ajudar no processo de memorização. Um bom exemplo é o filme “Apocalipse Now”, de Francis Ford Coppola, que, apesar de apresentar uma história ficcional (ainda que entremeada por rasgos de realidade), pode trabalhar a seu favor contextualizando o ambiente da Guerra do Vietnã e possibilitando a visualização dos horrores da guerra, facilitando, assim, a apreensão do conteúdo dado nas aulas tradicionais.

Veja alguns filmes que aliam o lazer aos estudos:

Spartacus (1960)

Traz às telas a história do gladiador Spartacus, que se revoltou contra a opressão dos nobres e organizou uma rebelião de escravos na época do Império Romano. Depois, aproveite para assistir à aula sobre a Civilização Romana.

Danton (1983)

Narra a história de Danton, líder revolucionário francês que criticou a radicalização dos jacobinos durante a Revolução Francesa e acabou se tornando mais uma vítima do terror instaurado por Robespierre. Depois, aproveite para assistir à aula sobre a Revolução Francesa.

Stalin (1992)

Primeira produção americana filmada dentro do Kremlin, o filme conta a história de Josef Stalin, que assumiu o poder em 1924 e iniciou um reinado de terror na Rússia, levando à morte quase cinquenta milhões de pessoas.

Gandhi (1982)

Apresenta a história de Mahatma Gandhi, líder indiano que pregava a resistência pacífica e ajudou a Índia a se libertar do domínio britânico.

Joana D’Arc (1999)

Dirigido por Luc Besson, o filme conta a história de Joana D’Arc, uma jovem de dezenove anos que liderou o exército francês contra os inimigos ingleses.

Elizabeth (1998)

Apresenta a história da rainha Elizabeth I, uma protestante que chegou ao trono inglês, apesar das conspirações da oposição católica, e se revelou uma grande soberana.

Moloch (1999)

Dirigido por Aleksandr Sokurrov, o filme traz às telas a vida de Adolf Hitler e sua amante Eva Braun.

O Sol (2005)

Narra os últimos momentos do imperador japonês Hirohito, durante a Segunda Guerra Mundial – enquanto ele permanecia alheio aos acontecimentos, o Japão era bombardeado pelos norte-americanos, o que culminaria no rendimento dos japoneses.

Guerra de Canudos (1997)

Baseado no livro “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, o filme apresenta a história de Antônio Conselheiro e do massacre conhecido como Guerra de Canudos.

O que é isso, companheiro? (1997)

Baseado em fatos reais narrados no livro de Fernando Gabeira, o livro revela a história de jovens que entraram para a clandestinidade durante o regime militar e sequestraram o embaixador americano no Brasil, a fim de usá-lo como moeda de troca para libertar um grupo de presos políticos.

Guerra do Brasil (1987)

Misturando ficção e documentário, o filme mostra a realidade da Guerra do Paraguai, desmascarando a história oficial que mitificou vultos como Duque de Caxias, até hoje tido como herói.

1492 – A conquista do paraíso (1992)

Narra a viagem de Cristóvão Colombo até a América, revelando o cotidiano desgastante da expedição, os motins da tripulação e toda a incerteza que a cercava, inclusive quanto ao rumo da viagem.