Lipídios e bioquímica: hora de entender as famosas “gordurinhas”

Considerando os padrões de beleza da sociedade atual, é muito comum ouvir fala das famosas “gordurinhas”. Na verdade, os “pneuzinhos” são cheios de lipídios, biomoléculas geralmente compostas por oxigênio, hidrogênio e carbono. Além desses três elementos, também podem conter fósforo, enxofre e nitrogênio.

Uma característica importante dos lipídios é que eles são muito facilmente armazenados, porém são mais difíceis de serem consumidos. Por isso, quando ingeridos em excesso, eles vão parar no tecido adiposo – o principal componente do que chamamos de “gordurinha”.

Prepare-se para o Enem 2019!

Receba aulas, dicas e temas de redação para a próxima prova

* preenchimento obrigatório
 

Plano de Estudos para o Enem 2019

Saiba o que estudar a cada semana em uma agenda organizada e fácil de usar. Mais fácil que isso, só a agenda do tempo de colégio 😉 Veja o cronograma

 

Os lipídios podem apresentar diferentes funções e tipos. E como esse é um assunto que pode ser cobrado no Enem, vamos desvendar os mistérios dele. Confira!

O que são os lipídios?

Os lipídios são ésteres que surgem da união de um triálcool com três ácidos graxos. Entre suas funções principais estão: reserva energética (já que são compostos por grandes cadeias de carbono) e isolamento térmico.

Eles podem ser classificados quanto a sua:

  • função;
  • tamanho;
  • saturação;
  • solubilidade.

Os lipídios mais conhecidos são os ácidos graxos, ou seja, os ácidos carboxílicos dos quais derivam os óleos e as gorduras. Por isso, esses alimentos são as principais fontes das biomoléculas . Vale lembrar que as gorduras são insolúveis em água. Então, para dissolvê-las, são necessárias substâncias como álcool, éter ou acetona.

Por que as “gordurinhas” são importantes?

O corpo não produz os ácidos graxos, por isso, eles precisam ser ingeridos através de alimentos que os contenham. Mas é essencial se atentar, pois algumas gorduras são boas e outras ruins para o organismo.

É por isso que as gorduras, do ponto de vista médico, costumam ser apontadas como “vilãs” da saúde. Alimentos que possuem os lipídios considerados ruins, como a gordura animal, devem ser evitados, enquanto outros, como os óleos vegetais, colaboram positivamente para o bom funcionamento do organismo.

Não é assinante?

Estude com a gente!

Quais os principais tipos de lipídios?

A partir do ácido graxo, outros lipídios são construídos. Quanto ao tipo de álcool, os lipídios podem ser classificados em glicerídeos, fosfolipídios, esterídeos e cerídeos:

  • triglicerídeos: gorduras reservas do organismo resultantes da união de moléculas de glicerol com ácido graxo;
  • fosfolipídios: resultado da união de lipídios com fosfato, podem ser encontrados na membrana celular;
  • esterídeos: grupos mais complexos, podem fazer mal quando consumidos em excesso (caso do colesterol e dos esteróides sintéticos), mas, ao mesmo tempo, são indispensáveis ao corpo humano. Entre os exemplos tem-se as vitaminas K, E, D, A e os hormônios sexuais;
  • cerídeos: protetores e impermeabilizadores, eles possuem como exemplo clássico a cera de ouvido.

E aqui vai um macete

Para você lembrar os nomes, tem um macete:

CEESFOT

CE – CErídeos; ES – ESterídeos; FOFOsfolipídios; T – Triglicerídeos

E você também pode usar uma frase engraçada, como esta a seguir:

CEra EStragada FOrrando de Terreno

Qual a função dessas gorduras?

É importante destacar que cada lipídio desempenha suas funções de acordo com o seu tipo. Assim, algumas funções básicas, de uma maneira geral, são:

  • fornecer energia para as células;
  • participar na composição de membranas celulares;
  • atuar como isolante térmico;
  • facilitar (catalizar) algumas reações químicas nos seres vivos;
  • produzir hormônios e sais biliares.

Agora que você descobriu os segredos das “gordurinha” – já sabe que elas são, na verdade, os lipídios -, não parece mais um bicho de sete cabeças, não é mesmo? Além de usar esses aprendizados no cotidiano, você já pode arrasar na prova! E, para ficar por dentro de tudo, curta o nosso Facebook e não perca nenhum post!

Assine nosso Curso Completo

Opções de pagamento no cartão de crédito ou no boleto, em até 12x! Experimentar 7 dias