John Venn: matemático inglês famoso pelo “diagrama de Venn”

Você já deve ter visto uma imagem como esta por aí:

venn_animais

Este tipo de diagrama é usado para explicar muitos assuntos, dos mais simples e divertidos aos mais complexos. Foi o matemático inglês John Venn que criou este tipo de representação, conhecida como “Diagrama de Venn”.

Venn nasceu em 4 de agosto de 1834 e morreu aos 88 anos. Ele foi professor de Lógica, Probabilidade e Filosofia Moral. Com o passar dos anos, interessou-se também por História. Seu trabalho influenciou também o desenvolvimento da Estatística. Em seu obituário, o jornal The Times escreveu que Venn não se interessava meramente pelos métodos que pesquisava e ensinava: sua preocupação maior era a aplicação da teoria na prática.

Os diagramas de Venn são representações gráficas usadas nas teorias de conjuntos. Ele não foi o primeiro a criar este tipo de representação, mas as suas foram consideradas mais simples e claras. Assim, acabaram virando padrão e sendo incorporada nos currículos de Matemática. Com o tempo, passaram a ser usados em muitas outras áreas.

Eles nos ajudam a entender as relações entre dois ou mais conjuntos. Veja mais um exemplo, em que descobrimos quais letras os alfabetos russo, grego e latino têm em comum:

diagrama_de_venn_do_cirilico_do_grego_do_latino_poster-r5d2fa33d87334dc194cdff34bf721ccd_w2q_8byvr_512

Esta ilustração da Wikipedia explica as relações possíveis entre três conjuntos usando o diagrama:

Captura de tela 2016-08-04 10.03.04