História: Confira os 8 assuntos cobrados pela Fuvest

A prova de História da Fuvest tem um conteúdo programático bastante abrangente. Traz oito tópicos, e em todos eles procura relacionar fatos e ideias e mostrar como cada período foi importante para a evolução da humanidade.

Para ajudar você com as questões de História do vestibular que dá acesso à USP e à Faculdade de ciências Médicas da Santa Casa, confira os principais pontos de cada um dos tópicos.

1) Feudalismo e capitalismo mercantil

No período da Alta Idade Média, entre os séculos VII e IX, os contínuos processos de despovoamento e a formação de novos reinos apoiados no Império Romano do Oriente foram as bases do feudalismo. Este resumo completo mostra como houve o processo de evolução até o desenvolvimento do capitalismo mercantil, especificamente no período da Baixa Idade Média.

2) O desenvolvimento do Estado Moderno

Entre os séculos X e XV, um processo contínuo de unificação de feudos levou à formação das monarquias absolutistas – base inicial para nascimento do Estado Moderno. Enquanto isso, o desenvolvimento tecnológico da época, que possibilitou a chegada dos europeus à América, ajudou a migrar a crença do homem em direção ao antropocentrismo.

3) Reforma Religiosa e Renascimento Cultural

O fortalecimento do comércio e da burguesia nesse período de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna modificou o pensamento humano, orientando-o mais à racionalidade e ao individualismo. Esse fenômeno foi pano de fundo para dois grandes momentos do período: o movimento cultural e científico chamado Renascimento Cultural, e a contraposição à Igreja Católica por meio da Reforma Protestante.

4) A crise do Antigo Regime

Com todo esse processo de desenvolvimento intelectual no final da Idade Média, o antigo regime entrou em colapso. A razão e a ciência viraram o grande motor da sociedade, fazendo surgir um movimento denominado Iluminismo. Nesse processo, a Revolução Francesa foi o evento mais importante.

5) A Revolução industrial

Entre os séculos XVIII e XIX, a revolução industrial fez com que o capitalismo ganhasse a forma que tem hoje. No Brasil, o período foi marcado pela sociedade escravista, que passou do apogeu à crise. Concomitante a isso, o país assistiu a um processo de unificação por meio de construção de estradas e ferrovias, consolidando o território brasileiro.

6) A consolidação da burguesia

Um dos grandes momentos da história recente do mundo foi a formação dos Estados Unidos da América. O país construiu instituições fortes entre os séculos XVIII e XIX, e nos anos 1900 seu poder econômico cresceu vertiginosamente. Além disso, a Fuvest costuma cobrar uma contraposição entre a estrutura norte-americana e a política brasileira, especificamente entre a monarquia e a República.

7) As duas Grandes Guerras

O período das duas grandes guerras, que vai dos anos 1910 até 1940, são marcados por grandes crises, revoluções e totalitarismos na Europa. No Brasil, o café se consolidou como o grande produto exportador, e as cidades passaram por um processo de urbanização intenso. As principais características do governo Getúlio Vargas são bastante cobradas na Fuvest. Além disso, o conceito de nova ordem mundial e a crise de 29 também costumam aparecer.

8) A guerra fria

Para fechar, a prova costuma trazer temas como a descolonização da América e da África, além da competição tecnológica entre as superpotências. Também há o surgimento dos regimes militares na América Latina, que marcou o processo político de toda a região. A modernização e a industrialização da agricultura do Brasil também são pontos importantes para a prova.